Fabricante francesa se instala no Brasil para atender mercado de energia solar flutuante

05/07/2016 - Fabricante francesa se instala no Brasil para atender mercado de energia solar flutuante
 
sunlution.jpgCiel & Terre Brasil aposta no flutuador como solução sustentável para geração híbrida de energia e espera volume negócios de R$ 30 milhões no primeiro ano
A Ciel & Terre, fabricante francesa de tecnologias para usinas flutuantes de geração fotovoltaica e detentora da patente do Hydrelio©, produto único no mercado mundial, acaba de se instalar no País para atender o mercado de energia solar flutuante.
A proposta da Ciel & Terre Brasil é oferecer soluções completas em projetos de usinas flutuantes de geração solar, no modelo de EPC, para atender os mercados de Usinas Hidrelétricas e PCHs, Estações de Água e Tratamento, Agricultura, Eólicas e Aterros Sanitários e Lixões.
A intenção da empresa é gerar energia solar em reservatórios de usinas hidrelétricas e aproveitar as vantagens de infraestrutura já existentes nas instalações, além de oferecer soluções sustentáveis ao processo de hibridização da matriz energética brasileira. Como a estrutura está toda pronta, não há necessidade de se investir em transmissão ou em subestação, como acontece em muitos projetos eólicos, por exemplo.
No caso dos aterros sanitários e lixões, a ideia é transformá-los em verdadeiras fazendas solares, cobrindo esses locais com os flutuadores para gerar energia limpa e, ao mesmo tempo, garantir tratamento adequado às áreas impactadas. A proposta é aproveitar a tecnologia consagrada dos flutuadores solares de reservatórios de água para ser utilizada nos mais de cinco mil lixões e aterros existentes no Brasil.
A expectativa da empresa nessa área é obter um volume de negócios da ordem de R$ 30 milhões com a entrada de cinco megawatts no primeiro ano de projeto. O flutuador solar é indicado para cobrir este tipo de terreno, já que possui um sistema flexível de fixação capaz de compensar o movimento e as oscilações de uma área de lixão.
Já para o setor do agronegócio, a Ciel & Terre Brasil pretende instalar os flutuadores em lagos e represas de propriedades rurais e, desta forma, garantir o abastecimento energético para a produção. Estudos mostram que o flutuador reduz em até 70% o nível de evaporação da água, o que permite ao agricultor elevar em até 25% o volume de água disponível para a produção agrícola.
Outra área de atuação será o setor de saneamento, onde as empresas podem se beneficiar com maior oferta hídrica, que é o seu principal ativo, e ter mais segurança energética nas operações.
 
Sobre a Ciel & Terre Brasil - A Ciel & Terre Brasil é uma joint venture formada pela Sunlution, empresa brasileira de geração solar e híbrida de médio e grande porte, e Ciel & Terre Internacional, fabricante francesa da tecnologia de flutuador para usinas de geração fotovoltaica e detentora da patente do Hydrelio©, produto único no mercado mundial.
A proposta da Ciel & Terre Brasil é oferecer soluções completas em projetos de usinas flutuantes de geração solar, no modelo de EPC, para atender os mercados de Usinas Hidrelétricas e PCHs, Estações de Água e Tratamento, Agricultura, Eólica e Aterros Sanitários e Lixões.
Foto: divulgação
Retoque Comunicação

Site Login