ABB concluiu upgrade do primeiro link HVDC da história da transmissão de energia dos EUA

28/06/2016 - ABB concluiu upgrade do primeiro link HVDC da história da transmissão de energia dos EUA
 
abb_new.pngUpgrade da estação conversora Celilo irá melhorar a confiabilidade da transmissão de energia para milhões de moradores da Costa Oeste dos EUA
A ABB concluiu um upgrade da estação conversora Celilo HVDC (corrente contínua de alta tensão) em Oregon e entregou para a concessionária de serviços norte-americana Bonneville Power Administration (BPA), uma agência de marketing de energia dentro do Departamento de Energia dos EUA.
Por quase 50 anos, essa estação tem desempenhado um papel fundamental na integração da energia hidrelétrica renovável estável na rede e transmissão de energia elétrica entre o Nordeste do Pacífico dos EUA e o Sul da Califórnia. O Pacific intertie foi o primeiro grande link HVDC na história de transmissão dos EUA, originalmente comissionado pela ABB em 1970. Essa é a quarta modernização da estação Celilo afeita pela ABB, e inclui o sistema com liderança global de controle e proteção MACH HVDC. Além de modernizar a estação conversora sua capacidade também foi aumentada de 3.100 para até 3.800 megawatts.
A estação conversora Celilo localizada próxima ao Rio Columbia é a estação do Norte da Pacific DC Intertie, um link HVDC de 1.360 quilômetros que se conecta a estação conversora Sylmar em Los Angeles. Ela transmite energia elétrica do Norte do Pacífico para três milhões de residências na grande área de Los Angeles. Durante o inverno a região norte consome quantidades significativas de energia para aquecimento, enquanto a região sul consome menos energia, porém na demanda do verão essa proporção é invertida com mais energia necessária no sul para refrigeração. O HVDC da Pacific Intertie permite o equilíbrio da alimentação de energia com demanda entre estas regiões.
Componentes essenciais da modernização da estação incluem válvulas, controles e transformadores, além de painel de distribuição e equipamento de refrigeração. A estação é gerida pelo sistema MACH da ABB, a solução de controle e proteção HVDC mais avançada no mercado. A estação conversora Celilo será a primeira instalação do mundo a se beneficiar da geração de ponta desse sistema, fornecendo um nível sem precedentes de controle e ajudando a garantir a alimentação de energia.
“A Pacific Intertie foi o primeiro grande link HVDC a ser instalado nos EUA e tem fornecido energia a milhões de pessoas nos EUA por quase cinco décadas, estamos muito felizes em retornar a esse projeto pioneiro”, disse Patrick Fragman, responsável da unidade de negócios de Sistemas de Rede que faz parte da divisão Power Grids da empresa. “A ABB é líder global em HVDC e esta modernização enfatiza o nosso compromisso com o suporte de serviços e suporte de vida útil do sistema, um elemento essencial da nossa estratégia Next Level”.
A ABB foi pioneira em tecnologia HVDC há mais de 60 anos e foi premiada em mais de 110 projetos de HVDC, apresentando uma capacidade total instalada de mais de 120,000 megawatts, sendo responsável por cerca da metade da base global instalada. A ABB permanece à frente da inovação de HVDC e está posicionada de forma única no setor de energia com a capacidade interna de fabricação para todos os componentes essenciais dos sistemas HVDC.
 
Sobre a ABB - A ABB é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios.
 
Foto: divulgação
LLORENTE & CUENCA

Site Login