Linha de crédito deve expandir negócios em energia solar fotovoltaica e gerar milhares de empregos no Nordeste, avalia ABSOLAR

31/05/2016 - Linha de crédito deve expandir negócios em energia solar fotovoltaica e gerar milhares de empregos no Nordeste, avalia ABSOLAR
 
sunlution.jpgNovo produto do Banco do Nordeste (BNB) financia projetos de micro e minigeração distribuída de energia elétrica com taxas atrativas e facilidade de pagamento
A nova linha de financiamento do Banco do Nordeste (BNB) para projetos de micro e minigeração distribuída de energia elétrica, lançada ontem, dia  30 de maio, deve resultar em um aumento expressivo nos negócios do setor de energia fotovoltaica no Brasil nos próximos anos e, ao mesmo tempo, estimular a geração de milhares de novos empregos de qualidade na região nordeste e também no norte da região sudeste.
A projeção é do presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Dr. Rodrigo Sauaia, que participou como palestrante convidado no lançamento oficial do novo produto de crédito do BNB, o FNE Sol.
O evento, realizado na sede do banco, contou com a presença de autoridades e empresários da região. Em sua apresentação, Sauaia destacou os conceitos básicos de micro e minigeração distribuída no País e a organização do setor de energia fotovoltaica na região.
Voltada para empresas de comércio, serviços, indústrias, empresas e produtores rurais, cooperativas e associações, a nova linha de financiamento do BNB conta com taxa de juros de 6,5% a 11% ao ano, abaixo da média de mercado, carência de 6 a 12 meses, prazos de até 12 anos e bônus de adimplência para quem pagar as parcelas em dia.
Entre as inovações do novo produto de crédito estão a compatibilidade das parcelas mensais com a economia de energia elétrica gerada pelo cliente e a possibilidade de utilizar o sistema como garantia do empréstimo. O financiamento pode equivaler a até 100% do valor do sistema solar fotovoltaico.
Na cerimônia, o presidente da ABSOLAR ressaltou ainda importância da linha de financiamento para o setor. “O FNE Sol é um marco histórico para a energia solar fotovoltaica no Brasil e, por isso, parabenizo o Banco do Nordeste pela iniciativa, que serve de referência nacional aos demais agentes financeiros”, disse. “A nova linha de crédito do BNB contribui solidamente para democratizar o acesso a esta fonte renovável, limpa e sustentável no País”, completou.
Sauaia reforçou que a entidade vai atuar também no sentido de motivar os demais bancos públicos do País a seguir o exemplo do BNB e estruturar linhas de financiamento para as demais regiões, bem como para pessoas físicas. “O Brasil possui irradiação solar privilegiada em todo o seu território e, por isso, precisamos levar financiamento de qualidade para que todos os brasileiros e empresas possam gerar parte da sua demanda elétrica por meio do Sol”, apontou o executivo.
 
Sobre a ABSOLAR - Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.
 
Foto: divulgação
Retoque Comunicação

Site Login