CPFL Energia ingressa pela 1º vez no Índice de Carbono Eficiente da BM&FBovespa

06/01/2016 - CPFL Energia ingressa pela 1º vez no Índice de Carbono Eficiente da BM&FBovespa
 
eolica_cpfl.jpgAções da companhia estão nos principais índices de sustentabilidade do mercado, como o ISE e o Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index
A CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, ingressou pela primeira vez no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBovespa. A nova carteira do índice, valida entre janeiro e abril de 2016, é composta por 27 companhias de 14 setores da economia, selecionadas entre as participantes do Índice Brasil 50 (IBrX 50), também da BM&FBovespa.
O ICO2 é uma iniciativa da BM&FBovespa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem como principal objetivo incentivar as empresas com as ações mais negociadas a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), preparando-se, dessa forma, para atuar em uma economia de “baixo carbono”. Além disso, a iniciativa visa prover ao mercado um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, as questões relacionadas às mudanças do clima.
A CPFL Energia vem participando dessa iniciativa desde a criação do índice ICO2 em 2010, embora não o integrasse formalmente.  Com a entrada de suas ações no IBrX 50, no último dia 4 de janeiro, a companhia passou a compor também o ICO2.
A CPFL Energia divulga as suas emissões de GEE desde 2007, quando o tema da sustentabilidade passou a fazer parte de sua estratégia empresarial. A companhia também possui a medalha de ouro no Programa Brasileiro do GHG Protocol, criado pelo World Resources Institute (WRI). Isso significa que as emissões do Grupo não são apenas contabilizadas e divulgadas, mas também verificadas por órgão externo independente para garantir a veracidade e a transparência das informações reportadas.
Em 2014, as emissões de GEE das empresas da CPFL Energia totalizaram 733,752 mil toneladas de CO2 equivalente, conforme a metodologia de cálculo usada pelo índice ICO2. Nesse sentido, o Grupo vem adotando uma série de ações em direção à economia de baixo carbono. Exemplo disso foi a criação, em 2011, da CPFL Renováveis, a maior empresa de geração do País a partir de projetos eólicos, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e usinas solares. No fim de 2014, lançou também a CPFL Eficiência, empresa de eficiência energética.
A inclusão da CPFL Energia no ICO2 é mais um reconhecimento do mercado sobre as iniciativas praticadas pelo Grupo na promoção do desenvolvimento sustentável. No fim de 2015, a companhia foi selecionada pela 11ª vez consecutiva para compor o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. As ações também integram o Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index, da Bolsa de Nova York, e o Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI).
“Estar presente no ICO2 pela primeira vez apenas comprova o nosso compromisso com o tema da sustentabilidade e com a construção de uma visão de longo prazo para os nossos negócios, o que tem sido reconhecido pelo mercado de capitais”, diz o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior.
A metodologia de cálculo do ICO2 leva em consideração, para ponderação das ações das empresas participantes, o grau de eficiência de emissões de GEE, além do total de papéis em circulação no mercado (free float) de cada uma delas.
Por sua vez, o IBrX-50 mede o retorno de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na bolsa em termos de liquidez, ponderadas pelo valor de mercado dos papéis. As ações do Grupo também compõe os principais índices da BM&FBovespa, tais como o Ibovespa, o Índice de Energia Elétrica (IEE) e o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC).
 
Sobre a CPFL Energia - A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.
A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Foto: divulgação
Comunicação Empresarial
CPFL Energia – Campinas – SP

Site Login