Indústrias investem em energia temporária para economizar até 15% em horário de ponta

28/10/2015 - Indústrias investem em energia temporária para economizar até 15% em horário de ponta
 
aggreko_planta.jpgEmpresas dos setores alimentício, químico e siderúrgico têm buscado a autogeração para garantir redução na conta de energia
Em busca de ampliar a competitividade, indústrias brasileiras estão investindo na contratação de soluções temporárias de energia para reduzir a conta de consumo no horário de ponta. A Aggreko, líder mundial no fornecimento temporário de energia, resfriamento de processos e climatização, observou um aumento de cerca de 40% na procura por locação de geradores de energia de empresas que têm demanda contratada acima de 2.000 kVA e que mantêm alto consumo no chamado horário de ponta.
O horário de ponta é aquele em que a energia elétrica é mais utilizada, formado por um período de três horas consecutivas, que ocorre entre 17h e 22h, conforme a programação de cada concessionária nas diferentes regiões do País. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é quem define esta faixa de três horas para cada área de concessão, considerando o consumo geral e incluindo feriados, com exceção dos sábados e domingos.
Thiago Moraes, Diretor de Marketing e Vendas da Aggreko para a América Latina, explica que no horário de ponta a energia fica mais cara para os clientes que estão no mercado cativo. “Muitas indústrias, especialmente aquelas que fazem uso intensivo de energia durante todo o dia, como os setores alimentício, químico e siderurgia, fazem estudos de consumo nesse horário para buscar uma economia que pode chegar a até 15% no valor da conta com a contratação de geradores”, detalha.
A vantagem que tem atraído as empresas é a possibilidade de usar a energia temporária apenas durante o período desejado. “O cliente tem seu consumo, parcial ou total, isolado do sistema e ele mesmo gera sua energia, deixando de pagar o valor do horário de ponta para a concessionária, sem necessidade de realizar grandes investimentos em distribuição e ainda reduzindo o risco de falta do insumo nestes horários críticos para o sistema. Esse fornecimento é flexível, ajustando-se à necessidade do cliente, podendo ser aumentado ou reduzido quando necessário”, acrescenta Moraes.
A autoprodução de energia é uma solução viável para empresas que têm um consumo considerado alto no horário de ponta, ou seja, aquelas que estão no mercado cativo de energia elétrica e que trabalham com consumo total entre 17h e 22 horas, cuja demanda contratada está acima de 2.000 KVA.
 
 
Sobre a Aggreko - A Aggreko plc é líder mundial no fornecimento de soluções temporárias de energia e controle de temperatura. A empresal emprega mais de 7,7 mil pessoas em 211 localidades. Em 2014, prestamos serviços a clientes em cerca de 100 países, obtendo receitas de aproximadamente 1,6 bilhão de libras (2,6 bilhões de dólares ou 2 bilhões de euros). A Aggreko plc está cotada na Bolsa de Valores de Londres (AGK.L) e tem sua matriz na Escócia.
A Aggreko oferece soluções de energia e controle de temperatura a clientes que precisam de serviços com rapidez, por curto ou indeterminado período de tempo. Como exemplo, temos o fornecimento de energia para instalações industriais que necessitam de fornecimento permanente, fornecimento emergencial para cidades inteiras em casos de falta de energia, ou climatização e energia para grandes eventos esportivos. Nossos clientes são atendidos tanto localmente, por meio de 211 centros de serviço os quais chamamos de Negócios Locais, como globalmente, por meio da nossa equipe de Projetos de Energia Internacional.
Na área de Negócios Locais, responsável por cerca de metade das nossas receitas, fornecemos equipamentos para a operação dos nossos clientes e nos responsabilizamos pelos serviços de execução e manutenção. No setor de Projetos de Energia, responsável por aproximadamente a outra metade das nossas receitas, operamos como provedores de energia. Instalamos e operamos plantas temporárias de energia e cobramos dos nossos clientes pelo fornecimento da capacidade de geração e pela energia produzida. Projetamos e fabricamos equipamentos especialmente para essas necessidades em nossa fábrica em Dumbarton, na Escócia.
Entre os clientes mais recentes estão a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, os XX Jogos da Commonwealth, o Cirque du Soleil e concessionárias de energia em mais de 50 países, incluindo o Reino Unido, França, Costa do Marfim, Moçambique, Indonésia, Bangladesh, Argentina, Venezuela, Chile, Brasil e EUA.
Em 2014, fornecemos nossas soluções a cerca de 55 mil clientes e 67% dos que responderam à nossa pesquisa nos avaliaram com notas 9 ou 10 em uma escala de 0 a 10.
Para mais informações, visite o site www.aggreko.com.br
 
 
Foto: divulgação
Ogilvy Public Relations

Site Login