Siemens anuncia nova unidade de negócios focada em serviços para o cliente

20/10/2015 - Siemens anuncia nova unidade de negócios focada em serviços para o cliente
 
siemensdivulga.jpgA nova unidade de negócios Energy Management Customer Services chega para aproximar ainda mais a empresa do cliente e prover mais facilidade em treinamentos e serviços
Iniciativa global beneficiará milhares de parceiros e clientes com centralização de iniciativas
A partir deste mês a Siemens inicia os trabalhos de uma nova unidade de negócios totalmente dedicada a serviços integrados para sistemas elétricos. A ideia é criar mais um elo direto com o cliente e centralizar todos os serviços voltados para sistemas de transmissão e distribuição de energia em um domínio de controle dedicado e especializado.
“Nos dias de hoje é imprescindível à maximização do desempenho dos ativos que compõem um sistema elétrico, desde um painel elétrico de baixa tensão até subestações de alta tensão. Para isso, uma gestão efetiva do ciclo de vida destes ativos, permitindo a entrega da melhor eficiência possível, alinhado com segurança e confiabilidade no fornecimento de energia, se faz necessário. E é isso que nossa unidade de negócios pretende levar ao mercado”, explica Wikings Machado, Diretor da nova área. Segundo ele, a estratégia para evitar impactos financeiros e econômicos às empresas se torna ainda mais imprescindível no ambiente atual, em que temos uma elevação dos custos de energia elétrica, margens operacionais e de lucro achatadas por conta da crise e do aumento da competitividade. ”Quanto melhor a empresa gerenciar seus ativos, mais vantagem terá no cenário atual”, explica. “Essa é a mentalidade atrás da criação desse hub centralizado de serviços ao cliente: melhorar a relação custo benefício de um sistema elétrico ao longo de seu ciclo de vida.”
A nova unidade de negócios terá sua sede em Jundiaí onde fica o complexo industrial da Siemens, considerada referência em equipamentos elétricos com tecnologia de ponta, desenvolvidos localmente e exportados para todo o mundo. A nova unidade contará com cerca de 150 pessoas, atendendo tanto concessionárias de energia, quanto clientes industriais.
Dentre os serviços a serem oferecidos pela nova unidade de negócios, destacam-se estudos elétricos, projetos, comissionamento, manutenção de equipamentos elétricos, fornecimento de sobressalentes, contratos de operação e manutenção, monitoramento on-line de ativos, treinamentos e ampliação e modernização de Subestações. Adicionalmente, contará com uma central de atendimento para atendimento de todo o território nacional e equipes de suporte em várias regiões do Brasil.
“Com a manutenção preventiva e a capacitação da mão de obra, somadas aos serviços que ofereceremos aos nossos clientes, é possível obter, em alguns casos, um ganho de até 30% na vida útil de um equipamento”, esclarece Machado. “Isso impacta diretamente sobre os resultados de nossos clientes. O custo de um equipamento parado, sem eletricidade por uma hora que seja, pode ser enorme. Queremos acabar com essa possibilidade”, revela o Diretor. Um dos meios desse controle é o monitoramento online de ativos, serviço de extensão no qual é instalada uma gama de sensores em campo que captam informações em tempo real dos equipamentos elétricos e permite diagnostico à distância; desta forma, os especialistas podem notar defeitos e falhas ao vivo, e já tomar medidas preventivas ainda de longe, remotamente.
Outra meta do Customer Service unificado é juntar serviços, a exemplo do monitoramento acima, com a capacitação de clientes. “Treinamentos são outras ferramentas para combater a ineficiência e os problemas em equipamentos”, opina Machado. “Queremos trabalhar em todos os ângulos de prestação de serviços, desde manutenção preditiva e preventiva até consertos até treinamento, tudo embaixo de um só teto, permitindo com que o cliente possa cada vez mais se dedicar a sua atividade fim, deixando o sistema elétrico sob nossa responsabilidade”, explica. Metade de toda energia do país passa por equipamentos Siemens. São dezenas de milhares de equipamentos espalhados pelo Brasil com o potencial de serem atendidos pela nova unidade de negócio.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas pelas divisões: Power and Gas; Wind Power and Renewables; Power Generation Services; Energy Management; Digital Factory; Mobility; Building Technologies; Healthcare; Process Industrial and Drives.  A empresa é líder no fornecimento de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem, como tomógrafos computadorizados e ressonância magnética, bem como diagnóstico laboratorial. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 12 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.

Foto: divulgação
S2Publicom

Site Login