ABB recebe pedido de $90 milhões para fornecimento do cabo extrudado mais longo do mundo

28/09/2015 - ABB recebe pedido de $90 milhões para fornecimento do cabo extrudado mais longo do mundo
 
abb_cabo_extrudado.jpgSistema de cabo de 200 quilômetros para fornecimento de 100 megawatts de eletricidade da rede elétrica norueguesa Johan Sverdrup até a instalação offshore
A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e de automação, recebeu pedido no valor de aproximadamente $ 90 milhões da empresa Statoil, líder internacional em energia, para um sistema de cabo de alta tensão para alimentação de energia da zona costeira até o campo petrolífero offshore Johan Sverdrup.
Localizado a 155 quilômetros (km) a oeste de Stavanger no Mar do Norte, Johan Sverdrup é considerado um dos maiores campos petrolíferos offshore na Plataforma Continental Norueguesa (NCS). Quando estiver totalmente operacional, a produção é estimada de 550.000 a 650.000 barris de petróleo por dia, correspondente a quase 40% da produção total de petróleo da NCS.
A ABB irá projetar, fabricar e instalar um sistema de cabeamento extrudado de corrente contínua (DC) de 80 quilovolts (kV) com uma capacidade de 100 megawatts para transmitir energia da rede elétrica norueguesa Johan Sverdrup até a instalação de produção offshore. Com cerca de 200 km de comprimento, ele será o maior sistema de cabeamento submarino extrudado do mundo para uma instalação de plataforma petrolífera e de gás offshore. Alimentação de energia elétrica da zona costeira até a produção petrofífera e de gás offshore evita a necessidade de queima de diesel ou gás em alto-mar para alimentar o equipamento e maquinaria nas plataformas, resultando em reduções substanciais das emissões de CO2 e de óxido de nitrogênio. Além dos benefícios ambientais da alimentação de energia do conjunto de plataformas costeiras, a solução de cabeamento é mais segura e mais eficiente em termos de energia do que gerar energia offshore, usando combustíveis fósseis.
"Proporcionar ao cliente o valor agregado por meio de uma estreita colaboração com ele é um elemento importante da estratégia Next Level da ABB e estamos muito satisfeitos em apoiar a Statoil com este sistema de cabeamento, bem como as estações de conversores de corrente contínua de alta tensão (HVDC)", disse Claudio Facchin, Presidente da Divisão de Sistemas de Potência da ABB. "Com esta solução de cabeamento de 'energia a partir da zona costeira', a ABB romperá, mais uma vez, as fronteiras da tecnologia e reduzirá o impacto ambiental, tudo totalmente alinhado à nossa visão de energia e produtividade para um mundo melhor". Em março, a ABB recebeu um pedido para alimentação de energia de duas estações de conversores HVDC para o mesmo projeto. Um será localizado na zona costeira Haugsneset, onde ligará a corrente alternada (AC) da rede elétrica na corrente contínua (DC), que pode ser transmitida de forma eficiente ao longo de 200 km até a segunda estação, a qual é uma das plataformas petrolíferas. Neste local, a corrente contínua será convertida de volta para a corrente alternada e distribuída para o resto do campo.
A ABB é uma grande líder quando se trata de fornecimento de sistemas de cabeamento de energia a partir da zona costeira, tanto para plataformas fixas, como para plataformas flutuantes. O histórico da empresa inclui campo petrolífero e de gás natural A, 1 & 2 com o 3 e 4 em fase de comissionamento.
Outras grandes referências são a plataforma Gjøa que foi comissionada em 2010, a plataforma Martin Linge que será o maior sistema de cabeamento de corrente alternada do mundo para uma instalação offshore da costa até uma instalação offshore e o elo para a energia Goliat da instalação da zona costeira no setor norueguês do Mar de Barents. A ABB também desenhou a engenharia de desenvolvimento de interfaces Web e design para todo o sistema Johan Sverdrup HVDC a partir da zona costeira. A ABB é líder mundial em sistemas de cabeamento de alta tensão em diversos tipos de aplicações, tais como a integração das energias renováveis, sistema de energia elétrica nos centros das cidades, fontes de alimentação de plataformas petrolíferas e de gás e interconexões submarinas. A ABB fez o comissionamento de mais de 25 elos de cabeamento de corrente contínua e centenas de elos de cabeamento de corrente alternada em todo o mundo.
 
Sobre a ABB - A ABB é líder em tecnologias de energia e automação que possibilita aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de
infraestrutura e transporte a melhorem seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 140.000 funcionários. Somos comprometidos com os mais altos padrões de Integridade em qualquer lugar que fazemos negócios.
 
Foto: divulgação
KREAB

Site Login