LED e monitoramento em tempo real viram realidade na América Latina

20/08/2015 - LED e monitoramento em tempo real viram realidade na América Latina
 
ge_light_panama.jpgA cidade de Sonsonate, no Panamá, tornou-se a primeira cidade da América Latina a adotar o sistema de iluminação inteligente da GE. A solução combina luminárias LED com o software de telegestão da companhia, chamado de LightGrid e que foi desenhado para atender às necessidades de iluminação das cidades. O novo sistema irá gerar economia na conta de energia ao controlar remotamente a intensidade de iluminação de cada luminária e os horários para acender e apagar as luzes.
Sonsonate é um projeto conjunto das empresas AES CLESA, uma empresa da AES El Salvador, UNITAPE LATINOAMERICA e GE Lighting, e abrange o fornecimento e a instalação de mais de 4.000 luminárias LED em substituição ao parque de iluminação atual da cidade e do Estádio Municipal Ana Mercedes Campos.
“A cidade de Sonsonate será a primeira na América Latina a contar com o sistema Lightgrid em suas ruas e avenidas, para colocar a serviço de seus cidadãos uma iluminação de primeiro mundo e com as vantagens da tecnologia LED e da inovação dos produtos da GE. A aposta na iluminação, por parte do governo municipal permitirá que esta cidade garanta aos seus cidadãos uma iluminação de qualidade durante muitos anos”, assinalou Danny Ramírez, diretor de vendas da GE Lighting para a América Central e o Caribe.
Após um profundo estudo das necessidades de iluminação de Sonsonate foi encontrada a combinação ideal: o sistema Lightgrid junto aos modelos de LED ERS e ERX integrados em luminárias tipo Nema Head e tipo Cobra, que ressaltam a paisagem urbana. Esta proposta oferece uma economia superior a 50% no consumo de energia em comparação com o sistema atual de luminárias de mercúrio de 175 Mw, assim como a redução dos custos de manutenção.
O prefeito de Sonsonate, Roberto Aquino, expressou sua satisfação com o projeto. “A iluminação é parte central da “vida” da cidade, já que permite às pessoas usufruírem dos espaços públicos após saírem do trabalho com sensação de segurança. Adotar um sistema de iluminação avançado é uma aposta pela melhorar a convivência pública em Sonsonate”, destacou.
Entre outros benefícios da proposta da AES CLESA, Unitape e GE, há a melhora dos níveis de iluminação existente, conseguindo, assim, uma melhor uniformidade visual e uma maior qualidade no serviço de iluminação para os habitantes da cidade.
O engenheiro Mariano Pitta, CEO da Unitape Latinoamérica, destacou sua satisfação com o projeto: Sonsonate é, sem dúvida, um dos projetos mais emblemáticos da Unitape que, hoje, está centrada em desenvolver e construir os mais eficientes sistemas de economia energética para El Salvador e para a América Central. Estamos orgulhosos de fazer parte de uma mudança tão positiva e com tanto alcance como a modernização de Sonsonate que, sem dúvida, tornou-se um marco na história do país e se converte em uma referência para o resto da região.
 
Lightgrid: Soluções inteligentes de iluminação
O sistema Lightgrid da GE encontra-se entre os sistemas de iluminação mais inovadores, ao permitir um melhor planejamento da manutenção de luminárias, ajustar a luminosidade de cada luminária, oferecer uma melhor resposta aos apagões, possibilitar uma expressiva economia de energia e diminuir as emissões de CO2 ao ambiente.
“A GE trabalha arduamente para desenvolver soluções de energia que garantam a eficiência na geração, distribuição e no consumo de energia, apoiando, deste modo, os seus clientes para reduzir as emissões que contaminam o ambiente e, consequentemente, reduzindo os custos econômicos. Estamos convencidos de que o exemplo de Sonsonate será seguido por muitas outras cidades da nossa região nos próximos meses”, salientou Danny Ramíres.
 
Sobre a GE Lighting - GE Lighting está mudando a maneira como as pessoas iluminam e pensam sobre a iluminação de seu mundo em ambientes comerciais, industriais, municipais e residenciais. A luz ilumina o nosso caminho para uma melhor forma de viver. Hoje, a luz é inteligente. A luz escuta, aprende e vê. GE, onde a luz é brilhante. www.gelighting.com.

Foto: divulgação
Agência Ideal

Site Login