Medição de corrente elétrica pode prevenir acidentes e curtos-circuitos

08/07/2015 - Medição de corrente elétrica pode prevenir acidentes e curtos-circuitos
 
e_acessorio_flexivel_ta72.jpgAlicates amperímetros são aliados dos profissionais da área para garantir segurança e a integridade do local
Medir a corrente elétrica que passa por um determinado aparelho - e mesmo em toda uma rede - é muito importante para garantir a segurança de um imóvel e das pessoas que convivem no ambiente. Em casas ou em indústrias, saber se a rede elétrica comporta a instalação de um novo equipamento é necessário para se evitar acidentes e curtos-circuitos, que podem gerar choques e até incêndios. Quem nunca foi surpreendido com a interrupção da corrente elétrica ao ligar, ao mesmo tempo, dois aparelhos que consomem muita energia, como um chuveiro e um forno de micro-ondas, por exemplo?
Isso acontece porque a instalação elétrica disponível não comporta a passagem de tanta energia ao mesmo tempo. Para saber qual sua capacidade, os profissionais da área de eletricidade se utilizam de equipamentos especiais, como o chamado alicate amperímetro. Há diversos modelos deste aparelho disponíveis no mercado. O que os diferencia são as variadas tecnologias que cada um oferece. Recentemente, a empresa norte-americana FLIR Systems, que distribui produtos importados no Brasil, lançou dois novos aparelhos com esse objetivo. A diferença desses alicates em relação aos que já estão no mercado é que os modelos CM55 e CM57, que chegaram há pouco tempo no País, possuem uma garra flexível com abertura lateral, capaz de “envolver” os condutores, permitindo medições em locais apertados ou irregulares – uma tarefa difícil para um alicate amperímetro comum com garra rígida.
O eletricista Luciano Pedroso, que trabalha na área industrial, explica que os alicates amperímetros medem a quantidade de corrente elétrica que passa na fiação instalada, verificando o quanto ela comporta. Isso é muito importante para evitar curtos-circuitos ou superaquecimento, por exemplo. Nas indústrias, essa medição sempre é feita quando vai ser instalado um novo equipamento, para verificar se há a necessidade de adaptações na rede. Muitas vezes, o espaço a ser medido possui obstáculos que, com o alicate de garra rígida, é praticamente impossível de se trabalhar.
“Com os alicates de garras flexíveis, as medições de diversas bitolas de fios são mais fáceis, pois eles se adaptam a praticamente todos os tipos e calibres de condutores”, diz Luciano. “Eles medem corrente elétrica, verificam se o valor é compatível com a carga (de um motor, por exemplo) ou se o cabo suporta a passagem da mesma”.
Acostumado a fazer checagens de correntes elétricas durante a instalação de equipamentos, Luciano diz que o alicate de garra flexível é ideal para a medição de condutores mais complicados, pois esse dispositivo permite deslizá-lo em torno de barreiras de maneira fácil, mesmo em quadros de energia profundos e abarrotados. Outra vantagem, no caso específico dos modelos lançados pela FLIR, os alicates possuem duas luzes de LED brilhantes para ajudar o profissional que executa o serviço a enxergar em espaços com pouca iluminação ou quando há obstáculos que possam bloquear o alvo de inspeção. “Um ponto muito importante do alicate de garra flexível também é o fato dele ser muito mais seguro que os convencionais”, afirma Luciano.
 
Características
Ainda em relação à segurança, o novo modelo de alicate da FLIR possui uma comunicação Bluetooth para visualização remota e transferência de dados para dispositivos iOS e Android (através de um aplicativo gratuito do próprio fabricante). “Isso permite o compartilhamento e análise de dados diretamente do local de trabalho e é essencial para fazer diagnósticos remotos em áreas perigosas ou de difícil alcance”, afirma Danilo Bonato, gerente de vendas da empresa.
Por outro lado, Luciano lembra que qualquer atividade que envolva correntes elétricas deve ser feita sempre de forma segura, com o uso de equipamentos de proteção especiais, e por um profissional da área treinado.
Os novos alicates amperímetros FLIR medem correntes de até 3000 amperes (A), exibem as leituras num monitor multifuncional de LCD, para fácil inspeção e navegação. Eles estão disponíveis em dois comprimentos de garras flexíveis: 10” (25cm) e 18” (45cm), para medições em diferentes espaços, conforme a necessidade.
 
Acessórios flexíveis
Junto com a chegada ao mercado desses novos alicates amperímetros, a FLIR também trouxe ao Brasil os acessórios flexíveis TA72 e TA74 que podem ser acoplados a multímetros digitais ou alicates amperímetros comuns de quase todas as marcas comercializadas. Além de otimizar esses aparelhos, os adaptadores flexíveis tornam o serviço mais fácil também por possuírem duas luzes de LED que auxiliam na visualização do espaço de trabalho.
 
 
Foto: divulgação
Jatobá Comunicação
Flir - Acessorio flexivel TA72.jpg

Site Login