Itaipu foi fundamental para garantir eletricidade na maior crise hídrica do Brasil

13/05/2015 - Itaipu foi fundamental para garantir eletricidade na maior crise hídrica do Brasil
 
vertedouro_itaipu.jpgAo completar 41 anos, usina consolida importância estratégica para o setor energético
A energia de Itaipu distribuída no Brasil no ano passado poderia atender 43% de todo o consumo de energia elétrica da indústria nacional. Se for considerada a produção total da usina, que também atende ao Paraguai - 87,6 milhões de megawatts-hora (MWh), em 2014 -, esse volume seria suficiente para abastecer metade do consumo industrial de todo o País.
Esses dados mostram a importância estratégica da usina, que completa 41 anos no próximo domingo, 17 de maio, para a infraestrutura energética, desenvolvimento e integração e do Brasil e Paraguai.
Durante o verão, quando o Brasil enfrentou uma das maiores crises hídricas de sua história, Itaipu foi fundamental para atender a demanda. A usina chegou a bater recordes de geração horária no início do mês de março deste ano, quando o Brasil mais precisava.
 
Consumo
A produção de Itaipu, em 2014, foi equivalente a 16,2% de toda a energia consumida no Brasil - 473,4 milhões de MWh, um aumento de 2% em relação a 2013. A queda da demanda industrial por eletricidade, de 4%, foi compensada por um crescimento de 6% no consumo residencial e de 7 % no comercial.
 
Energia acumulada
Embora a usina de Três Gargantas, tenha produzido, no ano passado, 0,2% a mais do que Itaipu, a usina chinesa dificilmente ultrapassará a binacional brasileiro-paraguaia em volume de geração acumulada. Itaipu já produziu 2,2 bilhões de MWh, enquanto Três Gargantas tem apenas 0,8 bilhão de MWh. Outras usinas do mundo também estão longe da marca de Itaipu. A de Guri, na Venezuela, acumula 1,3 bilhão de MWh e a de Grand Coulee, nos Estados Unidos, tem 1,2 bilhão de MWh.
 
Eficiência
Desde o início das operações, em 1984, Itaipu vem superando recordes de geração, além de melhorar sua produtividade a tal ponto que, em 2014, o índice de gestão de vertimentos  turbináveis evitados foi de 99,3%, ou seja, o aproveitamento da água para geração de energia chegou a quase 100%.
Entre os fatores mais importantes associados ao desempenho de Itaipu, estão o bom projeto da usina, a gestão técnica e administrativa eficiente e o perfeito entrosamento entre as equipes da área técnica de Itaipu e da usina com as empresas da cadeia de suprimento de energia do Brasil e do Paraguai (Eletrobras, ONS, ANDE, Copel e Furnas, especialmente).
 
Foto: divulgação - crédito: Caio Coronel
Comunicação Itaipu Binacional

Site Login