Economia na conta de luz: o primeiro complexo hospitalar 100% LED do Brasil

12/05/2015 - Economia na conta de luz: o primeiro complexo hospitalar 100% LED do Brasil
 
lm_viewimage.jpgProjeto da  L+M trará economia anual de quase R$ 400 mil(*) para Hospital em Rio Verde
A energia elétrica pesa no custo fixo dos hospitais. Incentivar seu uso consciente, instalar sensores de presença e aproveitar a luz natural ajudam a reduzir as despesas, mas ainda é insuficiente. Para uma economia maior, projetamos e estamos construindo o primeiro complexo hospitalar do Brasil a usar somente lâmpadas LED, o Hospital da Unimed Rio Verde (GO).
Em média, uma lâmpada dessas tem vida útil de cinco anos – até dez vezes mais do que a comum, que gasta cerca de 90% da energia consumida para produzir calor. É por deixar o ambiente mais agradável que o uso do LED exige menos esforço do ar-condicionado, o que também contribui para reduzir os gastos na conta de luz..
“Estimamos uma economia anual de quase R$ 400 mil(*) em Rio Verde, sem contar a redução proporcionada pelo ar-condicionado, capaz de dobrar esse valor economizado”, diz JackBurgess, da Via Luz, parceira da L+M que cuida do projeto de iluminação do hospital.
Se muitas instituições dão a desculpa de que a instalação de lâmpadas LED é mais cara, o novo hospital fechou uma equação em que o investimento no LED é recuperado em apenas um ano e meio. “Não basta falar de sustentabilidade. É preciso querer ser sustentável, o que envolve pensar, planejar, calcular e pôr as ideias em prática”, destaca Lauro Miquelin, sócio-diretor da L+M.
 
Outras vantagens:
· 26 mil lâmpadas a menos
· No período de vida útil das lâmpadas LED, em média cinco anos, o centro hospitalar não precisará trocar 26 mil lâmpadas, que seriam substituídas caso fossem do tipo comum.
· Mais espaço
· Com menos necessidade de trocar lâmpadas, não é preciso manter tantos itens no estoque, liberando espaço no almoxarifado.
· Descarte facilitado
· Lâmpadas fluorescentes devem ser descartadas em separado, devido à presença de elementos tóxicos. As de LED podem ser descartadas no lixo comum, nos cestos destinados a vidro ou metal.
· Não atrai insetos
· Por não acumularem calor, as lâmpadas de LED não atraem insetos, oferecendo mais conforto e tranquilidade.
· L+M e Hospital Unimed Rio Verde: do planejamento à operação
· futuro hospital da Unimed em Rio Verde (GO), a cerca de 240 quilômetros de Goiânia, é o que se pode chamar de um cardápio quase completo de serviços da L+M.
· Começou no estudo de viabilidade, passou por plano diretor, projetos executivos, obra, incorporação e tem a previsão de ir até a gestão de start-up (planejar, entregar e controlar tudo o que um ambiente de saúde precisa para começar a funcionar).
· Potencial: O hospital terá potencial para atender 12 municípios da região, além de Rio Verde.
· Área: 6.350 m2
· Estrutura: 41 leitos (incluindo um isolamento e seis leitos no Hospital Dia), um centro cirúrgico com três salas, maternidade/berçário, recuperação anestésica, centro de esterilização, SND e áreas de apoio e estacionamento. Poderá chegar a 96 leitos, considerando futura ampliação.
 
Imagem: divulgação
Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial

Site Login