GE realiza projetos de Cidades Inteligentes em dois municípios dos Estados Unidos

17/04/2015 - GE realiza projetos de Cidades Inteligentes em dois municípios dos Estados Unidos
 
ge_san_diego.pngDuas cidades dos Estados Unidos, San Diego, na Califórnia, e Jacksonville, na Flórida, testarão em breve uma nova solução da GE para tornarem-se mais inteligentes e eficientes. Os projetos pilotos utilizam instalações de iluminação pública de LED para conectar, coletar e analisar dados, aproveitando o poder da Internet Industrial para ajudar às cidades a funcionarem melhor, oferecendo novos serviços e conveniências para moradores e visitantes.
As cidades de todo o mundo enfrentam uma variedade de desafios, como altos custos com a iluminação pública, intensos congestionamentos e áreas para estacionamento. A GE está desenvolvendo soluções que ajudarão às cidades a resolverem estes problemas por meio da sua infraestrutura existente. Ao readaptar a iluminação pública com LEDs, que contém sensores, controles, transmissores sem fio e microprocessadores, uma cidade será capaz de criar novas oportunidades de redução de custos, otimizar suas operações e criar serviços de valor agregado para os moradores, fazendo com que ela seja ainda mais habitável e funcional.
Conduzidas pelo Predix*, uma plataforma de software inovadora da GE que conecta máquinas, dados e pessoas para ajudar a melhorar a gestão de desempenho de ativos, as cidades poderão oferecer uma plataforma para o desenvolvimento futuro de aplicações inteligentes, que irão proporcionar eficiência para a cidade e conveniência para os cidadãos.
“Esta solução apresenta infinitas possibilidades para as cidades aprenderem, conectarem e melhorarem tanto as suas operações quanto o dia a dia de seus cidadãos”, diz Maryrose Sylvester, presidente e CEO da GE Lighting. “Nos projetos pilotos com San Diego e Jacksonville, vamos trabalhar junto com as cidades para analisar as tendências de dados e determinar onde a solução detém o maior valor e como ela será usada.
Os potenciais de oportunidades são infinitos, dando a uma cidade acesso a dados em tempo real que nunca existiram antes. Por exemplo, estacionar no centro da cidade pode ser um problema. Na cidade inteligente do futuro, a rede de sensores embutidos e transceptores sem fio implantada na iluminação pública de LED poderá direcionar motoristas para vagas disponíveis. A mesma rua poderia servir como um sensor e dar alertas no caso de um furacão ou outro evento por meio de um alto-falante para o público, escondido dentro do poste de luz. Em outro cenário, microprocessadores e outros sensores poderiam trabalhar juntos para dar às equipes de emergência visão em tempo real de uma área, enquanto eles estão respondendo a uma chamada, antes mesmo de chegarem ao local. Estas características são exemplos do que pode ser realizado por meio desta solução no futuro.
Piloto em Jacksonville
Jacksonville, a maior cidade do país em termos de área, vai testar a solução da GE no verão de 2015. ” Jacksonville está animada de ser uma das primeiras a realizar o projeto piloto, usando novas tecnologias para aumentar a eficiência da cidade e para liderar o processo de inovação, sem nenhum custo para os contribuintes”, disse o prefeito da Cidade de Jacksonville, Alvin Brown. “Este é um exemplo de como parcerias público-privadas podem direcionar o processo de inovação e prover um retorno sobre o investimento para os nossos contribuintes. Esta tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como nossa cidade resolve os problemas, permitindo-nos compreender como podemos usar big data e a Internet das Coisas para obter os resultados que nos dão flexibilidade, eficiência e novas maneiras de melhorar a vida em nossa cidade”, complementou.
Jacksonville também testará a tecnologia de controles sem fio da GE, chamada LightGrid ™, que irá proporcionar economias significativas de energia para a cidade. Com o monitoramento remoto e mapeamento GPS, essa tecnologia permite aos municípios identificar imediatamente o uso e desempenho de iluminação pública em locais específicos.
A cidade de Jacksonville tem utilizado parcerias público-privadas, por meio das ações do prefeito Brown, para alavancar recursos dos setores públicos e privados para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Projetos anteriores incluem a modernização do centro da cidade, colaborações para aumentar os investimentos no centro da cidade e suporte para o preparo para emergências.
Piloto em San Diego
O primeiro piloto nos EUA será em San Diego e adicionará sensores à iluminação pública inteligente de LED da GE, com foco em soluções para estacionamento em sua área urbana.
O Prefeito Faulconer de San Diego, disse, “San Diego provou que infraestrutura inteligente economiza energia e dólares aos contribuintes. Acreditamos que esta colaboração irá ajudar-nos a ir mais longe na criação de infraestruturas verdadeiramente inteligentes que nos ajudem a melhorar os serviços prestados ao público”.
Em 2014, San Diego tornou-se a primeira cidade dos EUA a amplamente utilizar luminárias de LED da GE com tecnologia LightGrid ™ de controles sem fio ao ar livre. A tecnologia, implantada em mais de 3.000 luzes de rua, economiza para a cidade mais de US$254 mil por ano em custos com energia e manutenção.
 
Sobre a GE Lighting - A GE Lighting trabalha com o vigor de seu fundador Thomas Edison para desenvolver soluções energeticamente eficientes e que mudem a forma como as pessoas iluminam o seu dia a dia em ambientes comerciais, industriais, municipais e residenciais. A empresa emprega cerca de 14.000 pessoas em mais de 100 países e vende produtos das marcas Reveal® e Smart®, destinadas para o consumidor final, e Evolve ™, GTx ™, Immersion ™, Infusion ™, Lumination ™, Albeo ™ e Tetra®, para clientes comerciais. Todas marcas registradas da GE. A GE (NYSE: GE) imagina soluções que os outros não fazem, constrói tecnologias que os outros não podem e proporciona resultados que fazem o mundo funcionar melhor. Para obter mais informações, visite www.gelighting.com.
*Predix é uma marca registrada da General Electric CompanyFoto: divulgação GE
Agência Ideal

Site Login