Desoneração tributária como alternativa à redução do consumo de energia

15/04/2015 - Desoneração tributária como alternativa à redução do consumo de energia
 
golden_pixabay.jpgO aumento do custo de energia foi de 60% nos últimos 12 meses, com impacto direto sobre a inflação. Parte deste acontecimento se deve à escassez de chuvas e à elevação do custo de geração. Diante deste quadro, a palavra da vez é economizar. Um dos itens que poderia auxiliar na redução do consumo de energia é o estímulo à aquisição de produtos eficientes. Contudo, na opinião de Álvaro Diniz, CEO da Lâmpadas Golden, “o governo não está dando o incentivo para que as pessoas possam consumir produtos eficientes energeticamente, devido à excessiva carga tributária.
Desde 1º de abril, o LED passou a ter substituição tributária em São Paulo. A iniciativa teve o efeito de onerar o capital de giro da indústria, que paga antes de receber dos clientes.
Para o consumidor final, o impacto será sentido no bolso, pois a substituição tributária tende a forçar ao reajuste de preço no varejo em torno de 20%. Isto já começará a ter impacto nos próximos três meses.
Sobre o valor de venda do LED, cerca de 40% corresponde a impostos. No caso da lâmpada eletrônica, esta cifra é um pouco menor, da ordem de 33%. Isto porque ao contrário da lâmpada compacta, que foi desonerada do IPI, o LED - que é um produto até 65% mais eficiente que esta - paga 10% de IPI.
“Esta taxação direta sobre o preço da lâmpada está na contramão da necessidade do país, que precisa de incentivos ao consumo de produtos que economizem energia para estimular a redução do consumo e poupar a matriz energética”, avalia Diniz. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo de LED vem aumentando porque o governo acabou com a taxa de importação, adotando somente a estadual, que varia de 5 a 8%.
 
Sobre a Lâmpadas Golden - A Lâmpadas Golden é uma empresa que completa 25 anos de atividades no mercado de iluminação em 2015. Pioneira na preocupação com a eficiência energética, a Golden foi uma das primeiras empresas brasileiras a apostar na lâmpada eletrônica, colocando-se como uma das marcas líderes de mercado. Sua linha LED, com produtos que substituem as tecnologias antigas, destaca-se pela elevada eficiência e está entre as mais competitivas no varejo. Já a linha LED para especificadores atende o mercado privado especializado, além de produtos para Iluminação Pública, túneis, praças, refletores e projetores. Seu portfólio de produtos inclui também lâmpadas de halogênio, tubulares, de descarga (metálica, mista e sódio), além de acessórios, transformadores, refletores e fontes eletrônicas.
Seus produtos são desenvolvidos dentro dos mais elevados padrões de qualidade, em laboratórios brasileiros, e confeccionados em unidades fabris por parceiros certificados na Ásia. O processo de produção é guiado pelo Sistema de Garantia da Qualidade ISO 9001.
A empresa é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.
Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br

Foto: divulgação - pixabay
Vértice Comunicação

Site Login