ABB desenvolve solução para modernização de produtos de baixa tensão

19/02/2015 - ABB desenvolve solução para modernização de produtos de baixa tensão
 
abb_baixa_tens.jpgNovo conceito é aplicado na substituição de gavetas com partida de motores, proporcionando maior eficiência em todos os tipos de painéis
A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, desenvolveu uma solução “plug and play” para a modernização de gavetas de partidas de motores. O novo recurso foi desenvolvido a partir da impossibilidade de o cliente realizar paradas muito longas. Esta solução promove melhor confiabilidade do sistema elétrico e evita o desgaste de determinados componentes como, por exemplo, os motores e, principalmente, proporcionam maior segurança nas instalações para as equipes de manutenção e operação. Essa solução é voltada para parques industriais antigos, com painéis que necessitem de modernização ou estejam no fim do ciclo de vida.
Um dos dispositivos utilizados para a modernização dos painéis elétricos é o softstart, que tem a função de controlar a tensão de alimentação sobre o motor por meio de um circuito de potência. Este equipamento é utilizado em bombas, ventiladores e esteiras, em que os picos de corrente podem ser prejudiciais ao sistema elétrico. O softstart também proporciona uma partida suave, evita quedas de tensão acentuadas e a aumenta a vida útil dos motores.
Para o cliente essa é uma solução rápida e eficaz, pois oferece a flexibilidade para que os motores sejam desligados individualmente, de forma que se uma gaveta de partida de motor for danificada não afetará as demais, devido à segregação entre as mesmas. O conceito “plug and play” possibilita a substituição das gavetas de partida em menos de cinco minutos. Também se destaca a questão da segurança operacional, que possibilita à equipe de manutenção o acesso individual da gaveta danificada, o que evita o risco de choques por contatos acidentais.
O desenvolvimento desta solução se deu a partir da necessidade de um cliente que precisava de solução rápida e eficaz para painéis antigos. A equipe da ABB analisou o caso, identificou os problemas e criou uma alternativa para a resolução da questão. Foi realizada a instalação de 54 gavetas em apenas 72 horas. Esse é o objetivo da ABB, foco no cliente e busca constante por soluções inovadoras que possibilitem melhor performance e qualidade.
 
A ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação que permitem aos clientes de concessionárias, indústrias e transporte e infraestrutura melhorar seu desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 140.000 pessoas.
 
Foto divulgação: Solução aplicada.
Kreab Gavin Anderson

Site Login