Navio-plataforma Cidade de Itaguaí chega ao Brasil para integração de módulos

08/01/2015 - Navio-plataforma Cidade de Itaguaí chega ao Brasil para integração de módulos
 
petrobras_estaleiro_brasfelsjpg.jpgO FPSO Cidade de Itaguaí, unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás, programada para operar no Campo de Lula, área de Iracema Norte, na Bacia de Santos, chegou ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro. No local será realizada a conclusão das operações de içamento e integração de 12 módulos da sua planta de processamento. O FPSO foi convertido no estaleiro Cosco, na China, a partir do navio petroleiro VLCC (Very Large Crude Carrier) ALGA, de casco duplo, construído em 1999.
Com capacidade para armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo, o FPSO deverá entrar em operação no segundo semestre de 2015.Instalado em profundidade de 2.240 metros, terá capacidade para processar até 150 mil barris de óleo por dia (bpd) e comprimir diariamente 8 milhões de m³ de gás.
Esse projeto representa a continuidade dos investimentos planejados em Exploração &Produção no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, que assegura uma contribuição relevante para a curva futura de produção da área.
O consórcio que detém a concessão do Campo de Lula – Área de Iracema Norte, no bloco BM-S-11 - é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil S.A.(10%). O FPSO Cidade de Itaguaí foi afretado junto ao consórcio SCHAHIN/MODEC, que será também responsável pela operação da unidade.
Dados do FPSO Cidade de Itaguaí
Processamento de petróleo: 150 mil barris/dia;
Tratamento e compressão de gás: 8 milhões m³/dia;
Tratamento de água de injeção: 264 mil barris/dia;
Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de óleo;
Profundidade de água: 2.240 metros;
Comprimento Total: 332,0 metros;
Boca: 58 metros;
Pontal (altura): 31 metros;
Peso: 82 mil toneladas.
Foto: Agência Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Site Login