Concluída a entrega de módulos para a P-66

05/01/2015 - Concluída a entrega de módulos para a P-66
 
petrobras_p66a.jpgEstá navegando rumo a Angra dos Reis (RJ) o módulo de lançadores, recebedores e manifolds da P-66. A balsa São Luís, onde o módulo foi embarcado, saiu do Porto de Maceió (AL) no dia 24 de dezembro. Com a ação, está concluída a entrega dos módulos para o primeiro FPSO Replicante, construídos no Consórcio Tomé Ferrostaal.
Devido à sua dimensão (cada base mede 22m x 18m, com altura de 10m e peso total de 2.500t), o Módulo 9 foi dividido em duas partes (M09A e M09B) para facilitar o embarque, o transporte e a integração do mesmo ao casco. As operações de load out (retirada do canteiro de obras para embarque na balsa) dos Módulos 9A e 9B contaram com o uso de um sistema de guinchos denominado skid tracionado.
O Estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis (RJ), foi contratado para construção do Pacote I de módulos e integração da P-66. A integração é a conexão dos módulos entre si e com o casco. O casco da P-66 saiu rebocado do Estaleiro Rio Grande 1 (ERG-1), localizado em Rio Grande (RS), e chegou em Angra dos Reis em 16 de dezembro.
A P-66 é a primeira plataforma da série de oito FPSO Replicantes, que estão em construção para atendimento às demandas de produção de petróleo do pré-sal da Bacia de Santos e será utilizada no bloco BM-S-11.
FPSO (Floating Production Storage Offloading Uni t) é a sigla em inglês que identifica uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo.
O bloco BM-S-11 é operado pela Petrobras (65%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%).
 
Foto: divulgação Agência Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Site Login