Engenheiro Marcos Assayag assume Gerência Executiva do Cenpes

18/05/2012 - Engenheiro Marcos Assayag assume Gerência Executiva do Cenpes
 
cenpes_eng_marcos_assume xx.jpgEm cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (16/5), na presença da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, o engenheiro de equipamentos Marcos Assayag comemorou sua nomeação como gerente executivo do Centro de Pesquisas & Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). Assayag substitui o engenheiro de petróleo Carlos Tadeu da Costa Fraga, que assumiu o cargo de gerente executivo do Pré-Sal na área de Exploração e Produção.
Em seu discurso, Assayag disse estar muito honrado pela confiança depositada pela presidente Maria das Graças Silva Foster ao indicá-lo para o cargo e demonstrou ter a consciência da responsabilidade que tem pela frente. “Assumo essa gerência executiva com humildade e simplicidade diante da grandeza do Cenpes e da Companhia, consciente dos desafios que nos aguardam e da responsabilidade de prover tecnologia e serviços que atendam a necessidade da Petrobras”, afirmou.
A presidente Maria das Graças Silva Foster destacou a importância do Cenpes para a Petrobras e o privilégio de ter iniciado sua carreira no centro de pesquisa. “Eu tenho certeza de que Assayag dará prosseguimento ao que o Tadeu fez tão bem. Muito obrigado por ter vindo ficar mais perto da diretoria da Petrobras”, afirmou.
Ao final do evento, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, entregou uma placa de agradecimento ao gerente executivo Carlos Tadeu Fraga. Também compareceram à cerimônia os presidentes da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, e da Transpetro, Sergio Machado.
Carreira
Marcos Assayag formou-se em engenharia mecânica em 1974, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem MBA em gestão empresarial pela UFRJ. Ingressou na Petrobras em 1975 e trabalhou, até 1981, com projetos de facilidades de produção em órgãos operacionais na Bahia e Sergipe. Nesse ano, foi designado chefe do Setor de Instalações de Produção no Serviço de Engenharia. Foi transferido para o Cenpes em 1982 e, em 1989, foi designado coordenador do Programa de Capacitação em Águas Profundas - PROCAP, que coordenou nas versões para 1.000, 2.000 e 3.000 metros de profundidade de água.
Em setembro de 2002 passou a ocupar a função de gerente geral de Engenharia Básica do Cenpes, responsável pelos projetos das unidades de produção marítima e por projetos na área de abastecimento e refino.
Em 2007, recebeu o prêmio “OTC Distinguished Achievement Award for Individuals”, o maior reconhecimento da indústria de petróleo no mundo, por sua contínua contribuição para o desenvolvimento tecnológico da indústria de petróleo.
Em agosto de 2008, foi admitido na Ordem do Mérito Científico, na classe de Comendador e na categoria Ciências Tecnológicas, que premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguem por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia do país.
Em 2010, foi designado para atuar na Gerência de Equipamentos, Engenharia e Logística do Escritório de E&P da Petrobras em Londres.
 
Imprensa Petrobras
Foto: AGENCIA PETROBRAS

Site Login