Secretário executivo do Ministério de Minas e Energia destaca efeito colateral positivo da MP 579

11/11/2014 - Secretário executivo do Ministério de Minas e Energia destaca efeito colateral positivo da MP 579

sendi_mm.jpgO secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, esteve presente na noite desta segunda-feira (10), no Mendes Convention Center, em Santos/SP, para a abertura do XXI SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. O evento, que conta com realização da entidade e coordenação da CPFL Energia, é considerado o maior encontro do setor de distribuição na América Latina. Durante a abertura o secretário disse que foi comprovado um efeito colateral positivo da MP 579. De acordo com ele, caso a medida não existisse, nesse ano hidrológico ruim, o custo da energia no País poderia ter sido 98% maior. Na ocasião, Zimmermann refletiu sobre o aumento da demanda de energia na sociedade atual: “Se observarmos a sociedade moderna, verificamos que ela demanda muito mais energia, e a distribuição é muito cobrada por seu desempenho”, enfatizou.
Zimmermann elogiou o Prêmio Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, que valoriza e reconhece a melhoria contínua das organizações do setor. “Obtivemos o melhor desempenho na pesquisa de todos os tempos”, orgulhou-se. “Em um país em desenvolvimento, dobrar a capacidade de geração e distribuição de energia em 15/20 anos é um tremendo desafio, que impacta na qualidade de vida da sociedade”. O secretário executivo parabenizou a cidade de Santos pela realização do evento e reforçou: “São Paulo tem muito a ensinar com sua experiência no setor elétrico para todo o Brasil. É uma satisfação participar do evento, que demonstra vir em uma crescente, em número de pessoas e trabalhos inscritos”.
O presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, destacou na ocasião a evolução do setor elétrico desde a primeira edição do SENDI, em 1962. “Há 52 anos, de cada três domicílios urbanos, apenas um tinha energia elétrica. Na área rural, de 20 moradias, apenas uma recebia energia. Boa parte dos avanços conquistados nessas cinco décadas foram em decorrência das discussões do seminário”, argumentou. O presidente da Abradee ressaltou os índices positivos de satisfação dos consumidores aferidos em pesquisas do instituto, como a confiabilidade superior a 60% dos clientes em relação à rede. “As concessionárias assumiram o compromisso com o desenvolvimento e os investimentos foram realizados. Como consequência, nos últimos 15 anos a qualidade evoluiu e as interrupções caíram cerca de 50%”, ponderou.
O secretário de Estado de Energia, Marco Antonio Mroz, esteve presente representando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Vivemos um momento de grave reflexão sobre todo o setor elétrico nacional. Há uma necessidade urgente de integração da política energética, industrial e ambiental e uma revisão das leis para haver mais segurança nos investimentos para o setor”.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, agradeceu a realização do XXI SENDI pela primeira vez na cidade e fortaleceu a importância do debate. “Este é um tema de extrema relevância, pois afeta a todos os cidadãos. Temos que buscar soluções ainda melhores, visando maior qualidade de vida para a população”.

Crédito da foto: Lígia Guariniello
Foto: divulgação
Enfato Multicomunicação

Site Login