Copel é a grande vencedora do V Rodeio Nacional de Eletricistas

10/11/2014 - Copel é a grande vencedora do V Rodeio Nacional de Eletricistas
 
sendi_copel.jpgCompetição realizada em Santos/SP reuniu 19 empresas, 26 equipes e os 208 melhores técnicos da área de distribuição do setor elétrico brasileiro
A equipe da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi a grande vencedora do V Rodeio Nacional de Eletricistas, tradicional evento setor elétrico brasileiro que nesta edição foi realizado no último domingo (9), no Mendes Convention Center, em Santos/SP. Realizado no dia anterior ao início do XXI SENDI - Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, que conta com a coordenação e realização da CPFL Energia e ABRADEE, respectivamente, o Rodeio este ano reuniu 19 empresas, 26 equipes e os 208 melhores técnicos das concessionárias brasileiras.
Esta é a segunda conquista da Copel em cinco edições do Rodeio, repetindo a vitória de 2010. A equipe de campeões em 2014, que levará um prêmio geral de R$ 30 mil, é formada pelos eletricistas Anderson Caro Ledesma, Leandro Orlandine, Marcos Roberto Jakovacz, Tiago Koinatski e Tiago Rosa Gizzi. Além da Copel, estiveram entre os primeiros colocados as distribuidoras Celesc (2º), a CPFL Piratininga – Baixada Santista (3º), a Rio Grande Energia – RGE (4º) e a CEMIG – Ouro Preto (5º).
Estruturado para promover as melhores práticas do cotidiano de campo dos eletricistas, a avaliação do Rodeio leva em conta a perícia técnica, a agilidade e a habilidade dos participantes, tendo como atenuante a observação das normas de segurança, que influenciam diretamente nas notas obtidas durante as tarefas. Para o presidente das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga, Luís Henrique Ferreira Pinto, o campeonato contribui para o aperfeiçoamento técnico dos eletricistas e promove a troca de experiências entre concessionárias e profissionais da área. “Tradicionalmente o SENDI promove a congregação de todos os players da área de energia. A realização do rodeio nos permite ampliar esse escopo e valorizar os técnicos que atuam diretamente no processo final de distribuição”, avalia.
Durante a competição os eletricistas passaram por oito tarefas, tais quais: adequação da área de trabalho e inspeção de ferramentas e equipamentos; abertura de chave fusível com dispositivo de abertura sob carga; instalação de subconjunto de aterramento temporário; substituição de chave fusível fase lateral esquerda; substituição de isolador de pino; retirada de subconjunto de aterramento temporário; e fechamento de grampos de linha viva. Todas as atividades fazem parte dos processos de reparação e manutenção da rede elétrica realizados rotineiramente.
 
Com o término do Rodeio as atenções se voltam para a abertura oficial do XXI SENDI, que acontece nesta segunda-feira (10), às 19h30, com a presença do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; do presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Júnior; e do presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite.

Sobre a CPFL Energia - A CPFL Energia, há 101 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações.
É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do segundo trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros. A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 9º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
 
Sobre a ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne 42 concessionárias de distribuição de energia elétrica (estatais e privadas) atuantes em todo o território nacional, e que juntas são responsáveis pelo atendimento de, aproximadamente, 98% dos consumidores brasileiros. Com 40 anos de dedicação ao desenvolvimento do setor, a entidade presta serviços de apoio às associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional. Defende, como bandeira, contribuir para o desenvolvimento do País, primando pela sustentabilidade e eficiência do segmento, com oferta de serviços de qualidade reconhecida pelos consumidores. Seu papel é agregar valor às distribuidoras de energia e aos clientes, sendo um agente efetivo de desenvolvimento do setor elétrico.

Foto: divulgação
Crédito da foto: Deivit Veronesi
Enfato Multicomunicação

Site Login