Itaipava Arena Pernambuco recebe Etiqueta de Eficiência Energética Procel nível A

16/10/2014 - Itaipava Arena Pernambuco recebe Etiqueta de Eficiência Energética Procel nível A
 
arena_pernambuco.jpgUsina solar e modelo de fachada estão entre os destaques considerados pela certificação
A Itaipava Arena Pernambuco acaba de somar mais um certificado no quesito sustentabilidade: o nível A da Etiqueta do Inmetro/PROCEL de eficiência energética em edificações. O empreendimento é o primeiro de Pernambuco a receber a etiqueta. Em todo País, apenas 217 edifícios comerciais, públicos e de serviços possuem o Procel. Com o selo, a Arena oficializa mais um requisito ambiental, garantindo uma operação econômica e eficiente do recurso energético.
Com a conquista do nível A do selo, a Arena torna-se referência na classificação energética mais eficiente – sendo o nível E o menos eficiente. Os estudos que comprovaram a eficiência energética foram realizados em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). “Ficamos muito satisfeitos, pois a etiqueta reconhece o esforço realizado diariamente. Possuímos os equipamentos apropriados e temos uma preocupação em operar todos os sistemas com o máximo de eficiência”, ressalta Marília Bechara, responsável pela área de Engenharia e Manutenção da Itaipava Arena Pernambuco.
A etiqueta é emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como um reconhecimento à utilização de técnicas eficientes, o que reduz, assim, os impactos ao meio ambiente. O certificado, já bem conhecido na avaliação de eletrodomésticos, vem sendo concebido também para edificações comerciais, de serviços e públicos desde 2010 e, a partir de 2012, também para as edificações residenciais. A intenção é estimular o combate ao desperdício e incentivar o consumo mais racional dos recursos energéticos.
“A etiqueta atesta que os empreendimentos foram erguidos visando o máximo de economia de energia possível. As edificações são analisadas na fase de projeto e depois de construídos. As etiquetas das construções são classificadas em diferentes níveis, que variam do A (mais eficiente) até o E (menos eficiente), de acordo com o consumo de energia”, explica a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia/Celpe, Ana Christina Mascarenhas, que chefiou a equipe de consultoria. A Celpe oferece o serviço para os clientes interessados em certificar as edificações. A Odebrecht etiqueta mais um empreendimento e ocupa na liderança brasileira na etiquetagem de edificações.
Diversas características permitem que a Itaipava Arena Pernambuco seja considerada um empreendimento de excelência energética pelo Procel. Entre as iniciativas que registraram maior destaque estão a usina solar fotovoltaica, que abastece em até 30% o consumo de energia da Arena, e o modelo de fachada e coberta do empreendimento, que favorecem a iluminação e ventilação naturais. Outro ponto essencial para a preservação dos recursos naturais é o uso dos aparelhos de ar-condicionado operados com tanques de termo acumulação, o que representa uma economia média de 27% na conta de energia em um evento (média de 8h de duração).
 
LEED - Em junho passado, a Itaipava Arena Pernambuco também conquistou a certificação internacional LEED, reforçando ainda mais o seu perfil sustentável. Neste selo, características como o aproveitamento da água da chuva captada nas arquibancadas e coberturas, a coleta seletiva de resíduos e o sistema de automação predial, entre outros, foram considerados.
 
Itaipava Arena Pernambuco - A Itaipava Arena Pernambuco foi construída por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Pernambuco e Arena Pernambuco Negócios e Investimentos, empresa da Odebrecht Properties. Pelo contrato, a empresa irá operar o estádio por um período de 30 anos. A entrega da construção, prevista inicialmente para dezembro de 2013, foi antecipada em oito meses para que fosse possível receber jogos da Copa das Confederações. Logo após a competição, o Clube Náutico Capibaribe – um dos três principais do Recife – passou a mandar todos os seus jogos na Arena, que recebeu cinco partidas da Copa do Mundo. Acompanhe as novidades da Arena nas redes sociais: www.facebook/itaipavaarenape, no Twitter estamos no @arenapernambuco e no Instagram no @itaipavaarenape.
 
Foto: divulgação
cdn Comunicação

Site Login