João Crestana recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano de 2011
João Crestana recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano de 2011
O Instituto de Engenharia (IE) concedeu, no dia 12 de dezembro passado, em cerimônia solene, o título de Eminente Engenheiro do Ano 2011 ao engº João Batista Crestana, presidente do Secovi-SP, Sindicado da Habitação.
“Mais uma vez aqui estamos reunidos para comemorar o Dia do Engenheiro, ocasião do ano em que homenageamos todos os 800 000 profissionais brasileiros, outorgando nossa mais elevada láurea a um único representante da classe. Durante quatro anos seguidos o Secovi- SP foi presidido pelo brilhante engenheiro João Crestana, e o reconhecimento do Instituto de Engenharia recaiu agora na escolha de seu nome”, afirmou o presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes, ressaltando que “o setor da engenharia que vem se destacando como o principal agente do desenvolvimento econômico no país é, sem dúvida, o da construção imobiliária, hoje movimentando mais de 4% do Produto Interno Bruto. E atualmente 46 000 empresas e condomínios são representados pelo Secovi-SP, um resultado alcançado com muito trabalho e muita dedicação. Não há como deixar de reconhecer tamanho sucesso. Sabemos que esta invejável performance se lastreia em trabalho intenso de abnegados profissionais que dedicaram e dedicam enorme parte de seu tempo à entidade de classe. A despeito das vicissitudes passadas, esses homens prepararam o Secovi-SP para esse grandioso momento. Grandes presidentes fundamentaram o destaque hoje vivido pela entidade – Romeu Chap Chap, Walter Lafemina, Ricardo Yazbek, Sergio Mauad, Paulo Germanos dentre tantos outros que dirigiram a entidade”.
A seguir foi a vez do ex-presidente e membro do Conselho Consultivo do Secovi-SP, Paulo Germanos, fazer sua saudação ao homenageado. Paulo Germanos assinalou que João Crestana formou-se em engenharia de produção na Escola Politécnica da USP em 1977, e seguiu o conselho do professor Rui Aguiar da Silva Leme, criador daquele curso na década de 1960, segundo quem o engenheiro não deveria simplesmente se especializar na disciplina que havia abraçado. Mas carecia que ele tivesse uma formação mais ampla, mais humanista – com noções de economia, administração e outros quesitos. “E de tal forma foi tão bem sucedida a formação de engenheiros de produção na Politécnica que as principais empresas atuantes no país disputam aqueles engenheiros porque sabem que estão admitindo pessoas com uma qualidade extraordinária, como é o caso de João Crestana, que está há 21 anos no Secovi-SP”, declarou Paulo Germanos.
Ele citou ainda um acontecimento das atividades do homenageado, para retratar o papel de protagonismo por ele exercido: “Em agosto passado o governador Alckmin foi nos visitar no Secovi-SP e o João, como anfitrião, desafiou o governador a empreender o ‘Minha Casa’ paulista. Ao invés de usar diretamente os recursos de orçamento disponíveis para habitação, e que iriam produzir um número limitado de casas, essa iniciativa poderia alavancar esse programa federal complementando o que falta para obtermos um custo viável nas grandes cidades. O governador, perspicaz, entusiasmou-se com a ideia. E em setembro o secretário de Habitação, Sílvio Torres, anunciou a adoção do programa pelo Palácio dos Bandeirantes. Assim, o governo estadual vai utilizar como alavanca os seus recursos associados aos recursos do governo federal. Isso retrata um pouco do papel de liderança desempenhado por João Crestana”.
Crestana, por sua vez, expressou seus agradecimentos ao IE pelo título recebido: “Este prêmio deve ser compartilhado com os profissionais do setor imobiliário, que vêm apresentando notável desempenho no país, atendendo o déficit habitacional e criando espaços de trabalho. Este sucesso é vetor resultante de esforço concentrado por parte de nossas empresas, das entidades em conjunto e do poder público”.
PRÊMIO DIVISÕES TÉCNICAS
Tradicionalmente, no Dia do Engenheiro, o Instituto de Engenharia premia os associados que se destacaram mediante a elaboração de trabalhos técnicos ou dirigindo as Divisões Técnicas. O engenheiro Rui Arruda Camargo, vice-presidente de Atividades Técnicas, conduziu a entrega dos prêmios, feita para os seguintes profissionais relacionados a seguir.
Melhor Trabalho do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão
“Portal da Engenharia Compartilhada”
Autores: Engº Roberto José Falcão Bauer e Engº Remo Cimino
(Com destaque para a colaboração do Sr. Miguel de Oliveira)
Menções Honrosas
• “Uma Proposta para Determinação de Preço Justo na Realização de Licitações”
Autor: Engº Alfredo Mário Savelli
• “A Engenharia Diagnóstica como Instrumento de Valorização Profissional e da Qualidade nas Edificações”
Autor: Engº Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto
Apresentado pela Divisão Técnica de Avaliações e Perícias
• “Método Comparativo Analítico para Aluguéis de Casas”
Autor: Engº José Fiker
Apresentado pela Divisão Técnica de Avaliações e Perícias
Divisão Técnica mais atuante
Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Diretor: Engº Roberto Kochen
Vice-Diretora: Engª Dione Mari Morita
Secretário: Engº Habib Georges Jarrouge Neto
• Divisão Técnica de Estruturas
Coordenador: Engº Natan Jacobsohn Levental
Vice-Coordenador: Engº Lucio Martins Laginha
Secretário: Engº Rafael Timerman
Divisão Técnica com a melhor avaliação qualitativa
Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura
Diretor: Engº Roberto Kochen
Vice-Diretora: Engª Dione Mari Morita
Secretário: Engª Habib Georges Jarrouge Neto
• Divisão Técnica de Estruturas
Coordenador: Engº Natan Jacobsohn Levental
Vice-Coordenador: Engº Lucio Martins Laginha
Secretário: Engº Rafael Timerman
• Divisão Técnica de Avaliações e Perícias
Coordenador: Engº José Fiker
Vice-Coordenador: Engº Eduardo Rottman
Secretária: Engª Miriana Pereira Marques