Hotéis verdes é tema de pós graduação

09/03/2012 - Hotéis verdes é tema de pós graduação

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental são assuntos em alta também na arquitetura hoteleira
 
São Paulo, março de 2012 - Sustentabilidade e responsabilidade ambiental são os temas do momento no Brasil e no mundo. Nos setores imobiliários e hoteleiros os projetos favoráveis ao meio ambiente também estão em alta e fazem parte da arquitetura. O assunto é abordado no programa da Pós Graduação Arquitetura Hoteleira, curso exclusivo e inédito da Roberto Miranda Educação Corporativa, com início marcado para 05 de maio.
A inclusão de práticas sustentáveis é parte importante em planejamentos corporativo e é uma realidade mundial. “A maior preocupação com o futuro exigirá os profissionais com expertise e gestão para implementar projetos sustentáveis. Esta também é uma forma de reduzir custos e conscientizar as novas gerações”, afirma Roberto Miranda, reitor da instituição.
O Professor Osmar Martins, coordenador pedagógico do curso, completa que o tema de Hotéis Verdes, inserido no programa da Pós Graduação Arquitetura Hoteleira, aborda principalmente a importante Certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – e temas que capacitarão os alunos a entender e aplicar regras exigidas pelo sistema LEED. “É importante ressaltar a classificação de diferentes edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental em diferentes categorias”, afirma Martins. ”A abordagem sobre ‘Hotéis Verdes’ é somada ao debate de gestão de diferentes portes de hotéis, que visam unir luxo, segurança e conforto na arquitetura hoteleira”, complementa.
Para Miranda e Martins, o mercado necessita de profissionais especializados para desenvolverem projetos de hotelaria sustentáveis e responsáveis ambientalmente. A certificação LEED é uma realidade imposta pelo mercado verde e já encontra adeptos no Brasil, e mais de 25 projetos brasileiros já obtiveram a certificação.
 
O curso
A Pós Graduação Arquitetura Hoteleira é voltada a consultores, arquitetos, engenheiros, decoradores e investidores interessados no setor de hotelaria que buscam ampliar seus conhecimentos.
Além dos “Hotéis Verdes”, o programa do curso oferece conteúdo riquíssimo e aborda tópicos como Bases da Operação Hoteleira; Projetos de Hotéis Econômicos; Projetos de Hotéis Midscale; Projetos de Hotéis de Luxo; Arquitetura Convergente; Projetos de Campos de Golfe; Projetos de Acessibilidade; Infraestrutura com Lazer e Entretenimento. No corpo docente, professores renomados do universo do luxo e da arquitetura, além de extensão internacional em Milão, para a Feira Internacional de Milão 2014, a principal do setor.
Roberto Miranda acredita ainda que no que diz respeito à infraestrutura, a maior parte dos Estados brasileiros que abrigam os eventos vão precisar não só aprimorar os serviços já disponíveis, como construir novos empreendimentos, uma vez que o número de turistas deve atingir marcas ainda não atingidas no Brasil.
 
Cenário nacional
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já investiu cerca de R$ 200 milhões para projetos de hotelaria ambientalmente corretos e o orçamento anual do programa, que começou em 2010, é de R$ 1 bilhão. Dividido em dois subprogramas – o BNDES ProCopa Turismo Hotel Eficiência Energética e o BNDES ProCopa Turismo Hotel Sustentável – a linha de crédito prioriza os projetos considerados eficientes do ponto de vista energético e ambientalmente sustentáveis.
O primeiro é voltado aos hotéis que obtenham certificação de eficiência energética nível “A” dentro do Programa de Eficiência Energética nas Edificações. O segundo é para empreendimentos que obtenham certificação no Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem. Em ambos, a entidade certificadora tem de ser credenciada no Inmetro. Quanto mais pré-requisitos os empreendimentos contemplarem, melhores condições de financiamento, sobretudo em relação aos prazos, conseguem.
Preservação ambiental, gestão hídrica e uso de fontes de energias alternativas, fazem parte dos projetos dos empreendimentos, para que sejam projetados de maneira sustentável obedecendo às normas que lhe garantem a certificação ambiental possuem um incremento em torno de 10% no custo de construção, entretanto, além dos benefícios intangíveis que trazem a toda coletividade, está comprovado que resultem em um custo de operação 40% menor que os edifícios convencionais.
 
Sobre a Roberto Miranda Educação Corporativa
A Roberto Miranda Educação Corporativa é uma escola de cursos de pós graduação com ênfase na gestão de negócios. Há mais de dez anos atuando, a escola formou mais de oito mil alunos, posicionados nas principais empresas do mercado. O corpo docente é formado por professores dos cinco continentes e as extensões internacionais são um plus para aqueles que visam alavancar a experiência profissional. Voltados para o segmento de luxo, os cursos preenchem um nicho de mercado e formam alunos altamente capacitados para as demandas do mercado.
Considerada pioneira mundialmente com a criação e idealização do MBA - Gestão em Hotelaria de Luxo, a Roberto Miranda Educação Corporativa atua há mais de 10 anos no segmento de hotelaria e empreendedorismo. A instituição já formou, ao longo dos anos, mais de oito mil alunos em diversos cursos de gestão de negócios e liderança. www.urm.com.br

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login