Quatro pistas para saber se Exatas é a melhor escolha para você

01/09/2016 - Quatro pistas para saber se Exatas é a melhor escolha para você
 
Confira as dicas do professor Thiago Pardo, da USP em São Carlos, para ajudar quem está perdido na encruzilhada entre Exatas, Humanas e Biológicas
 
Com o fim das inscrições para o vestibular da Fuvest se aproximando – o prazo termina no dia 8 de setembro –, muitos estudantes se sentem ainda mais atordoados para decidir qual caminho seguir na encruzilhada que divide Exatas, Humanas e Biológicas. O professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, dá algumas pistas que poderão ajudar quem está pensando em escolher a trilha das Exatas, que tem uma ampla variedade de cursos e uma grande demanda por profissionais.
Segundo ele, algumas características indicam que essa área pode ser uma escolha interessante para o estudante. Vamos à primeira delas: durante o ensino médio, o aluno gostava das aulas das matérias dessa esfera do conhecimento, tal como matemática, física e química? “Se o estudante curte estudar e resolver os exercícios dessas matérias, pode ser que tenha aptidão para a área”, diz Thiago.
Vamos prosseguir com mais uma pista: normalmente, os alunos que gostam de Exatas também demonstram bom raciocínio lógico e são motivados pelos desafios de equacionar e solucionar problemas complexos. “São estudantes que têm pensamento rápido, lidam bem com conceitos e modelos abstratos e gostam de compartilhar e discutir as soluções que encontram para os problemas, de diversas naturezas, com outras pessoas”, ressalta o professor.
É hora da terceira pista: a turma das Exatas curte estudar e está disposta a aprender constantemente, além de ter facilidade de lidar com outras esferas do conhecimento. “A multidisciplinaridade é uma característica típica da área de Exatas, pois seus conhecimentos são aplicados às mais diversas frentes”, explica Thiago.
O professor destaca ainda que essas características presentes naqueles que gostam de Exatas também costumam ser requisitadas durante a vida profissional: “É fácil perceber a necessidade dessas habilidades nos profissionais que precisam, por exemplo, desenvolver e lidar com modelos climáticos, preparar e organizar o conteúdo de aulas para crianças, desenvolver jogos de computadores, projetar softwares especializados e soluções em hardware, equacionar e avaliar investimentos e operações financeiras variadas a serem executados por uma empresa, resolver questões de logística de entrega de produtos no comércio eletrônico, conduzir estudos científicos, apoiar a realização e a análise de pesquisas socioeconômicas, e até mesmo investigar a movimentação de corpos celestes, dentre incontáveis outras funções”.
Logicamente, essas características e habilidades não são determinantes da carreira do aluno, tampouco são exclusivas da área de Exatas. Além disso, muitas delas podem ser trabalhadas e desenvolvidas durante o aprendizado e amadurecimento do estudante na graduação.
Para encerrar, uma última pista: gostar de tecnologia também é um indício da aptidão por Exatas. Se você estava na dúvida, conseguiu iluminar um pouco sua decisão à luz dessas singelas pistas e vislumbra que Exatas é mesmo a melhor escolha para você, aproveite a oportunidade para conhecer os oito cursos de graduação que o ICMC oferece.
 
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Crédito da imagem: foto do professor Thiago – Denise Casatti.
 
Legenda da imagem: O professor Thiago coordena o curso de Ciências de Computação no ICMC
Assessoria de Comunicação ICMC - USP

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login