Aluno da UFSCar recebe prêmio de melhor dissertação de mestrado em Administração Rural

25/07/2016 - Aluno da UFSCar recebe prêmio de melhor dissertação de mestrado em Administração Rural
 
Dois laticínios brasileiros foram estudados por Flávio Henrique de Oliveira Costa, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
 
ufscar_moca.pngFlávio Henrique de Oliveira Costa, atualmente aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado em Administração Rural pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural 2016 (Sober - 2016). O resultado foi divulgado no dia 16 de julho. O trabalho, orientado pela professora Andrea Lago da Silva, do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, trata da "Caracterização dos facilitadores para criação de resiliência na cadeia de suprimentos: um estudo de caso a partir das atividades da logística inbound".
Como explica Andrea, a pesquisa buscou identificar quais são os facilitadores à resiliência e como a logística inbound (de entrada) os utiliza para a criação de resiliência na cadeia de suprimentos. "A resiliência é entendida aqui como a capacidade de preparação, adaptação e reação a rupturas (interrupções), mantendo assim as operações conectadas e o controle sobre a estrutura e as funções em organizações. Dessa forma, as empresas resilientes tomam como oportunidade a situação de ruptura para ganhar vantagem perante concorrentes despreparados".
Para tal análise, realizou-se um estudo em dois laticínios brasileiros e os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os facilitadores à resiliência presentes nos casos foram destacados, bem como foram definidas as atividades que os utilizam. "O conhecimento de como as atividades da logística inbound utilizam os facilitadores, possibilita que as empresas estudadas gerenciem seus recursos de forma mais profícua e estendam essas práticas a seus fornecedores", relata Andrea.
Flávio realizou o trabalho no mestrado no PPGEP da UFSCar, finalizado em fevereiro deste ano. Atualmente no doutorado no mesmo programa, continua trabalhando na temática. "Fiquei muito satisfeito com o resultado do prêmio e motivado a continuar estudando a temática. Agora já planejamos, minha orientadora e eu, apresentar um artigo sobre o tema em dois eventos neste ano, o SIMPOI e o ENAMPAD, além de periódicos científicos nacionais e internacionais, em parceria com alguns colegas", comenta Flávio.
Flávio receberá o prêmio dia 16 de agosto, durante o 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, que acontece de 14 a 17 de agosto.
 
anexos: Trabalho selecionado tem orientação da professora Andrea Lago da Silva.
 
Foto: divulgação
Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login