UFSCar lança livro sobre a Reunião Anual da SBPC realizada em São Carlos

12/07/2016 - UFSCar lança livro sobre a Reunião Anual da SBPC realizada em São Carlos

Publicação traz um pouco das histórias do evento realizado entre os dias 12 e 18 de julho de 2015

livro_sbpc.jpgEntre os dias 3 e 9 de julho o campus de Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Representando a UFSCar, estiveram presentes no evento o Vice-Reitor da Universidade Adilson de Oliveira, e a Diretora da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI-UFSCar) Lourdes de Souza Moraes, que na oportunidade lançaram o livro "Luz, Ciência e Muita Ação: as histórias da Reunião Anual da SBPC em São Carlos".
A publicação traz um pouco das histórias da Reunião Anual (RA) da SBPC em São Carlos em 2015, desde os primeiros contatos, os primeiros preparativos, até o encerramento do evento. Ao todo são nove capítulos, além dos prefácios assinados pela presidente da SBPC Helena Nader, e pelo Vice-Reitor da UFSCar, e posfácio assinado pela diretora da FAI.
"Foram inúmeros desafios enfrentados, dentro e fora da UFSCar, para realizarmos este evento que foi de enorme importância para a cidade de São Carlos e toda sua comunidade acadêmica. A complexidade de ter mais de 10 mil visitantes diariamente, vindos dos mais diversos locais do Brasil, incluindo cientistas brasileiros e estrangeiros de alto gabarito, foi grande, mas conseguimos com sucesso realizarmos uma excelente reunião", relembra Oliveira no livro. A Reunião também marcou os 45 anos da UFSCar, comemorados em 2015.
Nader, em seu prefácio, elogia a publicação. "A propósito, a ideia deste livro, pelo seu formato editorial e pela sua linguagem já é um ponto de diferenciação da RA em São Carlos em relação as demais. O texto leve, ao mesmo tempo literário e jornalístico, de Reinaldo José Lopes, e a organização temática dos capítulos oferecem um conjunto tal de informações, dados e situações que nos possibilita entender a complexidade que é realizar uma RA da SBPC (independentemente do lugar e por quem será realizada) e, simultaneamente, identificarmos as características que ficarão marcadas como próprias da Reunião na UFSCar".
A publicação, organizada por Adilson de Oliveira e Lourdes Moraes, também traz os números e a equipe da 67ª Reunião da SBPC, que foi realizada entre os dias 12 e 18 de julho de 2015, no Campus São Carlos da UFSCar.

Capa do livro que conta as histórias da Reunião da SBPC em São Carlos. Foto: Divulgação/CCS

Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login