Inovações para aprendizagem no Ensino Superior são tema de Ciclo de Palestras em São Carlos

30/05/2016 - Inovações para aprendizagem no Ensino Superior são tema de Ciclo de Palestras em São Carlos
 
Evento acontece na UFSCar, aberto a todos os interessados
 
Na próxima quarta-feira, dia 1° de junho, Vanderlei Salvador Bagnato profere a palestra "Inovações no Ensino Superior: cursos e MOOC monitorados e os kits educativos", como parte da 11ª edição do Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico. O Ciclo tem a realização conjunta do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT-Materiais), PPGCEM e Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), com apoio do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e Departamento de Ciência da Informação (DCI).
Nessa palestra será mostrada a experiência do palestrante com os MOOCs de Física e com outras formas de aumentar o rendimento no curso superior. Em especial, serão apresentadas as iniciativas com os cursos monitorados, onde vídeoaulas e entrevistas permitem o aumento do aprendizado. Também serão mostrados os kits de ciências como forma de melhoria do ensino básico de ciências no Ensino Médio.
Vanderlei Bagnato é professor titular da Universidade de São paulo (USP), Engenheiro de Materiais pela UFSCar, Físico pela USP, com doutorado pelo MIT. Membro da Academia Brasileira de Ciências, da National Academy of Science (EUA), da Academia de Ciências do Vaticano e da TWAS. Membro do corpo editorial de sete revistas internacionais. Atualmente é o coordenador da Agência USP de Inovação. Coordena um Centro de Pesquisa, no qual ciências básicas e aplicadas convivem em harmonia, e realiza diversas atividades de inovação tecnológica e difusão de ciências.
Essa é a terceira palestra do Ciclo, que tem como objetivo promover a discussão sobre os processos de avaliação e inovação na educação em Engenharia, particularmente, no ensino de graduação da Engenharia de Materiais da UFSCar. No dia 8 acontece uma mesa-redonda com ex-alunos e aluno do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar sobre suas trajetórias profissionais e acadêmicas. Moderada por Bráulio Salumão de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (PPGCEM/UFSCar), a mesa contará com Vítor Covre Evangelista da Silva, aluno de graduação do 3º ano; Henrique Finocchio, diretor Técnico da Afinko Soluções em Polímeros, e Dailor Moreno Barberis Lima, da Whirlpool Latin America. Encerrando o Ciclo, no dia 15 de junho, Daniel Rodrigo Leiva, coordenador do Curso de Engenharia de Materiais da UFSCar, ministra a palestra "Quadro de desafios e oportunidades para o curso de Engenharia de Materiais da UFSCar".
As palestras, abertas ao público, acontecem na Sala de Seminários do PPGCEM DEMa/UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, das 10 às 12 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.nit.ufscar.br/ciclos. Os certificados serão entregues aos que participarem, no mínimo, de quatro palestras. Mais informações pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (16) 3351-8551.
 
Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos. Telefone: (16) 3351-8119.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login