FEI conquista octacampeonato na 22ª BAJA SAE BRASIL – PETROBRAS

06/04/2016 - FEI conquista octacampeonato na 22ª BAJA SAE BRASIL – PETROBRAS

Alunos de engenharia de todo o Brasil participaram da competição que avalia a construção de um carro off-road

baja_equipe2.jpgA equipe FEI Baja 2 ganhou a etapa nacional do BAJA SAE BRASIL – PETROBRAS, que ocorreu entre os dias 31 de março e 03 de abril, em São José dos Campos. Com esse título, a equipe do Centro Universitário já soma 8 títulos nacionais.

Durante os quatro dias, as 74 equipes – totalizando 1460 alunos participantes - de todo o Brasil, passaram por provas que avaliaram capacidade de tração, aceleração, velocidade máxima, segurança e freios dos carros construídos por eles.
Entre os principais diferenciais, o carro da FEI Baja 2, projetado e construído por 25 graduandos de engenharia mecânica, elétrica, de automação e controle e de produção, apresentou diversas mudanças: A geometria da carenagem está mais aerodinâmica; para diminuir o peso do veículo, o material das suspensões traseira e dianteira foi modificado, assim como as dimensões dos elementos de fixação; além disso, a caixa de transmissão é mais confiável do que a do ano anterior, que apresentou problemas durante as provas ao longo de 2015.  

“Desde o ano passado nós tentamos focar nos nossos pontos fracos, fazia quatro anos que nós chegamos ao enduro pontos atrás dos adversários. Quando isso acontece você tem que fazer o carro correr mais do que ele aguenta”, explica o capitão do time, Enzio Bianchini. “Treinamos muito para não perder pontos na apresentação e nas outras etapas e, por isso, esse ano nós chegamos a última prova na frente”.

As três equipes com notas mais alta ganharam o direito de participar da etapa internacional, que acontece nos dias 9 a 12 de junho, em Rochester, EUA. Para a FEI BAJA 2, que possui 4 títulos internacionais, agora é hora de começar os preparativos para a próxima etapa, que começa em dois meses, contra diversas equipes de alunos de Engenharia do mundo todo.

As equipes Mangue Baja, da Universidade Federal de Pernambuco e BAJA UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, também representarão o Brasil na competição internacional.
 
Sobre o Baja SAE BRASIL - O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa BAJA SAE BRASIL, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off - road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.
 
Sobre a FEI - Com 75 anos de tradição, O Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
 
Foto: divulgação
Core Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login