Adiado o lançamento de livro de Química Orgânica Experimental organizado por docentes da UFSCar

17/02/2016 - Adiado o lançamento de livro de Química Orgânica Experimental organizado por docentes da UFSCar
 
Obra é destinada a estudantes de Química, Engenharia Química, Farmácia e outros cursos que possuem a Química Orgânica no currículo
 
Em decorrência de imprevistos no processo de impressão, foi adiado o lançamento do livro "Química Orgânica Experimental: Uma abordagem de Química Verde", publicado pela editora Elsevier e elaborado pelos professores do Departamento de Química da UFSCar Arlene Corrêa, Kléber de Oliveira, Marcio Paixão e Timothy Brocksom. O livro é voltado para a formação de estudantes e profissionais das áreas de Química, Farmácia e Engenharia Química, dentre outras. A nova data de lançamento será informada em breve.
A publicação apresenta aplicações e experimentos para serem desenvolvidos em aulas práticas de cursos de graduação nas disciplinas de Química Orgânica com fundamentos da Química Verde, que preconiza o uso racional de reagentes, geração de menor quantidade de resíduos, redução na utilização de fontes energéticas e desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes.
O livro aborda conceitos de Química Verde, práticas de segurança de laboratório e sustentabilidade, processos de isolamento e purificação de compostos e reações orgânicas. Oliveira explica que o livro reúne atividades que já são aplicados nas aulas práticas em laboratórios. “Parte dos experimentos apresentados no livro são aplicados nas aulas com os alunos de graduação. No decorrer dos anos, os processos foram atualizados para os conceitos de Química Verde, como sustentabilidade, utilização de substâncias menos tóxicas. Trabalhamos com os alunos para saber a receptividade e compreensão, se a linguagem estava adequada”, afirma o docente. Por se tratar de um livro elaborado por professores brasileiros, com ampla experiência em ensino e pesquisa, o conteúdo foi organizado de maneira a facilitar a compreensão dos procedimentos e dos conceitos teóricos. “Procuramos organizar o livro para tornar agradável o estudo em Química Orgânica”, adianta a professora Arlene.
Além da publicação impressa, "Química Orgânica Experimental: Uma abordagem de Química Verde" também estará disponível no formato ebook. Mais informações sobre a publicação podem ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
 
Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos.

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login