FEI inaugura Laboratório de Manufatura Digital para estudos e pesquisas em Engenharia

01/02/2016 - FEI inaugura Laboratório de Manufatura Digital para estudos e pesquisas em Engenharia
 
Pioneiro entre as Instituições de ensino, o laboratório já é elogiado pela indústria e pela comunidade acadêmica
 
A FEI inaugura, no dia 2 de fevereiro, o moderno Laboratório de Manufatura Digital que visa fomentar o ensino e a pesquisa de sistemas na área de projetos, planejamento e gestão do ciclo de vida de um produto, bem como aproximar o meio acadêmico das empresas que atuam nesse setor a partir da realização de pesquisas e projetos em conjunto. A idealização do laboratório se deu porque a Instituição identificou a tendência para os sistemas de manufatura e a carência de pesquisas e formação de mão de obra qualificada para este setor.
A manufatura digital está inserida em um conceito mais amplo de digitalização que vem sendo chamado de quarta revolução industrial ou indústria 4.0, na qual as máquinas serão mais autônomas e se comunicarão entre si, tornando integrados os recursos desses sistemas e o processo produtivo muito mais eficiente. “O novo laboratório deve colocar a FEI na vanguarda do estudo de sistemas de manufatura. O projeto tem um caráter altamente multidisciplinar, permitindo o envolvimento de alunos e professores de praticamente todos os cursos da Instituição”, conta um dos coordenadores do projeto e professor do curso de Engenharia de Produção da FEI, Fabio Lima.
“Com este novo projeto, os alunos da FEI poderão aplicar conhecimentos da engenharia no contexto da manufatura digital, durante a sua formação. Com isso, esses estudantes terão um diferencial no mercado de trabalho, pois irão trabalhar com um dos elementos da indústria 4.0”, explica o Coordenador do curso de Engenharia de Produção da FEI, Profº Dário Alliprandini.
A instalação do laboratório contou com a parceria da Siemens PLM Software, unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, líder no fornecimento global de software e serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e de software de gerenciamento de operações de manufatura (MOM). A Siemens forneceu 100 licenças do portfólio Tecnomatix (no valor de mais de R$ 3 milhões), que inclui softwares para planejamento de processos de manufatura, com soluções para validar processos robotizados como manipulação, solda a ponto e pintura.
Também permite avaliar se a célula está ergonomicamente correta, realiza a simulação de fluxo e de máquina de usinagem, além de layout 3D. “Essa iniciativa permite que o meio acadêmico tenha acesso às tecnologias de última geração, consagradas mundialmente, e que são pré-requisito para a Indústria 4.0, destaca Rogério Albuquerque, Executivo de Vendas da Siemens PLM.
A SPI Integração de Sistemas conduziu a fase de definição da concepção e implantação do projeto, agregando diversas empresas do setor nas discussões. Além disso, a empresa contribuiu com um robô industrial Fanuc que trará uma visão mais próxima da realidade industrial. “A manufatura precisa se desenvolver. Melhores processos, melhores sistemas, melhores equipamentos. A SPI acredita que o Laboratório de Manufatura Digital pode dar ao graduando e ao pesquisador a liberdade necessária para rever, aprimorar e criar conceitos que serão importantes para o Brasil. Para nós, participar deste projeto com a FEI significa realizar algo que há muito desejamos”, conta o CEO da SPI, Marcos Barbosa.
 
Sobre a FEI - Com 74 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia, e excelência no ensino da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.
 
Sobre a Siemens PLM Software - A Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division, é líder no fornecimento global de software e serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) e de software de gerenciamento de operações de manufatura (MOM), sistemas e serviços com mais de nove milhões de licenças e mais de 77 mil clientes em todo o mundo. Sediada em Plano, Texas, a Siemens PLM Software trabalha em colaboração com seus clientes para fornecer soluções de software para indústria que ajudam empresas em todos os lugares a alcançar uma vantagem competitiva sustentável, tornando reais as inovações que importam. Para mais informações sobre os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite: www.siemens.com/plm
 
Sobre a SPI Integração de Sistemas - A SPI conta com mais de 20 de anos de mercado com foco no fornecimento de projetos de Automação Industrial voltados ao aumento de produtividade, atendimento às regulamentações e sustentabilidade. Os projetos desenvolvidos na empresa utilizam tecnologias de ponta oriundas de quatro áreas de conhecimento: engenharia de produção, mecânica, elétrica e software. Para mais informações acesse: http://www.spi-integradora.com.br/
 
Core Comunicação

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login