As 4 principais características do CIO moderno

14/01/2016 - As 4 principais características do CIO moderno
 
Por Ana Claudia S. Reis*
 
O processo de recrutamento de executivos é composto por várias etapas, que buscam extrair de um candidato informações e características que transcendem o seu currículo. Nesses processos, analisamos o comportamento, personalidade e atitude em diversas situações, claro, baseadas no cargo que o profissional irá assumir dentro da sua área de atuação.
Além de fatores fundamentais, como a formação acadêmica, consideramos as habilidades particulares de cada candidato, justamente aquelas que o diferencia de seus concorrentes. Em muitas vezes, é desafiador identificá-las, visto que as empresas procuram profissionais específicos, de acordo com a necessidade dos negócios naquele período.
Como especialista da área de tecnologia e headhunter, procuro nos candidatos a CIOs características primordiais que se fazem necessárias em todos os profissionais dessa posição. São elas:
1.   Comunicação: É essencial que o CIO possua uma boa capacidade de comunicação. Ela não se faz necessária apenas no ambiente corporativo, onde as reuniões e apresentações são constantes, mas em todos os outros processos do negócio, como o relacionamento com o time, fornecedores, Conselho e os próprios colegas. A falta dessa habilidade interfere na satisfação dos profissionais que se relacionam com esse executivo, desencadeando falhas nas linhas de negócios.
2.   Mentoria e engajamento: O sucesso de uma empresa não é conquistado somente pela ótima gestão de seus líderes. O retorno das ações surge pelo esforço de equipes competentes. Saber engajar e atuar como mentor de seus times garante ao CIO um resultado acima da média em seus projetos.
3.   Estratégia e proatividade: Observar novas tecnologias vitais para clientes e para a própria empresa deve fazer parte do olhar estratégico do CIO. Mais do que isso, ele deve ser apto e pró-ativo a identificar o que é oportunidade estratégica e de negócio.
4.   Visão de futuro: Sabemos que, no mercado corporativo, há uma competição natural, na qual as empresas buscam espaço para serem bem-sucedidas. Um CIO competente deve sempre superar os resultados e se posicionar com qualidade no mercado.
 
*Por Ana Claudia S. Reis, sócia da The Caldwell Partners no Brasil

Sobre a Caldwell Partners - A Caldwell Partners é líder internacional no recrutamento de executivos há mais de 40 anos. Como um dos players mais confiáveis do mundo no segmento de seleção de altos executivos, a empresa tem uma reputação impecável construída a partir do sucesso no recrutamento de profissionais C-Level e de membros de Conselho de Administração. Com escritórios e parceiros no Canadá, Estados Unidos, América Latina e Europa, a empresa se orgulha em oferecer serviços e experiências de qualidade aos seus clientes. As ações da Caldwell Partners estão listadas na Bolsa de Toronto (Toronto Stock Exchange - TSX: CWL). Para mais informações, acesse o site www.caldwellpartners.com
 
Planin

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login