SKF anuncia parceria com a equipe E-Racing

13/04/2015 - SKF anuncia parceria com a equipe E-Racing
 
Protótipo de carro de corrida elétrico da Unicamp receberá investimentos da SKF
 
A SKF acaba de anunciar uma parceria com a equipe Unicamp E-Racing. Além da contribuição financeira dentro da cota ouro (a principal), o patrocínio também prevê o fornecimento de equipamentos como rolamentos e medidores diversos. A equipe é composta por alunos de engenharia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que se uniram para desenvolver monopostos de alto desempenho elétrico. Em outras palavras: carros de corrida elétricos para competições nacionais e internacionais.
O contrato terá vigência inicial de um ano e possibilitará a troca de informações entre os alunos de engenharia da Unicamp e a SKF. Para o gerente de aplicações em engenharia da SKF, Fabrício Teixeira, a parceria será vantajosa para os dois lados. “A colaboração com a equipe E-Racing vai ajudar não apenas na evolução do projeto do carro elétrico de corrida. Deve trazer, também, ideias para a própria SKF desenvolver novos produtos e soluções que poderão ser disponibilizados para o mercado no futuro. Nosso objetivo é auxiliar esse importante projeto e ficarmos atentos a possíveis inovações resultantes da parceria”.
 
Projeto
Segundo Matheus Rech, diretor de marketing da equipe Unicamp E-Racing, a ideia do projeto é reproduzir um caso real de engenharia para que alunos universitários possam ser treinados e ter experiência prática para o mercado de trabalho. “A proposta permite aos alunos aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula, como desenho assistido por computador, resistência dos materiais, mecânica de fluídos, entre muitas outras áreas. O conhecimento técnico adquirido na área de engenharia automobilística facilita o ingresso em empresas do ramo”.
O projeto de desenvolvimento do carro de corrida elétrico começou em 2011. No ano seguinte foi lançado o primeiro modelo E-2012. Desde então, segundo Rech, foram introduzidas mudanças significativas. “Até 2014 o projeto evoluiu de um carro conceito e escolha de materiais simples, para um projeto que usa tecnologias ainda não adotadas pela indústria”, explica. “Um dos principais destaques foi que o carro de 2014 esteve à altura de competidores com motores de combustão interna em provas de longa duração. Conseguimos, por exemplo, vencer limitações de autonomia devido à capacidade restrita de carga das baterias”.
A parceria com a SKF compreende não apenas o apoio financeiro e a disponibilização de peças e equipamentos. “Teremos o diálogo entre os engenheiros da equipe e da empresa. Isso é fundamental para troca de informações, o que resulta na possibilidade de melhorarmos o projeto e até no desenvolvimento de novos produtos e aplicações por parte da empresa”, conta Rech. “Buscaremos soluções de engenharia associadas aos rolamentos. Estudaremos trocas de lubrificantes e vedações para ganhos de eficiência e do emprego de tecnologias específicas. Acredito que essa parceria ajudará a elevar o desempenho do protótipo bem como a própria continuidade do projeto entre os melhores do mundo”.
 
Segmento automotivo
A SKF atua no mercado automotivo com diversos produtos e soluções em rolamentos aplicados em rodas, caixas de câmbio, embreagem, motor (incluindo sistemas auxiliares e turbo chargers), sistemas de direção (incluindo direção elétrica), suspensão, além de rolamentos sensorizados para aplicações em sistemas que requeiram integração mecânica e eletrônica.
 
Sobre a SKF - O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 10 bilhões em 2013, o grupo está presente em mais de 100 países, com mais de 120 instalações industriais.
A empresa chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada nas instalações industriais de Cajamar, instaladas às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves.
 
RN Comunicação Total

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login