Huawei e Universidade Federal de Campina Grande criam laboratório para fomentar a inovação em Computação em Nuvem

19/03/2015 - Huawei e Universidade Federal de Campina Grande criam laboratório para fomentar a inovação em Computação em Nuvem
 
Educação e capacitação tecnológica são as prioridades do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), que contou com o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB)
 
A Huawei e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam uma parceria para pesquisa e desenvolvimento dedicada à educação e capacitação de alunos em computação em nuvem e inovação tecnológica no Brasil. O objetivo do projeto, que inclui a montagem de um laboratório de pesquisa no Campus da UFCG e que contou com a intermediação e o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, é capacitar alunos da instituição para trabalhar com equipamentos e softwares no segmento de computação em nuvem.
“A UFCG é uma instuição de ensino qualificada que possui um histórico de inovação em TIC e liderança na área de computação em nuvem, experiência que motivou a Huawei a implementar esse laboratório conjunto na Paraíba. A computação em nuvem tem um amplo potencial de crescimento mercadológico e de desenvolvimento tecnológico e científico, o que torna esta parceria estratégica para a empresa, para a universidade, assim como para todo o Brasil”, explica Tito Ocampos, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Huawei.
Por meio deste acordo, a Huawei traz pela primeira vez ao País a solução FusionCube - um servidor para aplicações de Computação em Nuvem - que estará disponível no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da UFCG para a capacitação dos alunos e também para pesquisas focadas em inovação tecnológica.
“Há mais de 15 anos operando no mercado brasileiro, a Huawei reforça com esta parceira seu compromisso de longo prazo de investimentos, pois se sente responsável em apoiar as iniciativas para o desenvolvimento do País. A empresa também defende que colaborar com as grandes Universidades é importante para promover as condições de inovação tecnológica que irão beneficiar os ambientes acadêmicos e a sociedade”, completa Tito Ocampos, da Huawei.
 
Certificação de alunos da UFCG
Ao longo de 13 meses serão treinados de 20 a 25 alunos da Universidade em disciplinas variadas, e no final do curso eles receberão um certificado de qualificação e estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Os alunos receberão uma bolsa de estudo como parte integrante do projeto.
O coordenador do projeto professor Kyller Costa Gorgônio, do Centro de Energia Elétrica e Informática/Embedded comenta que “este programa é importante para nossos alunos, pois possibilitará o acesso às tecnologias que darão suporte ao surgimento de aplicações inteligentes que irão facilitar a vida dos cidadãos. Essas aplicações vão desde sistemas para marcar consultas com seu médico online até sistemas complexos que podem reconfigurar o sistema de tráfego da uma cidade com base no fluxo de veículos. Isso possibilitará a esse aluno colocar-se mais facilmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”. O treinamento e a criação de soluções em computação em nuvem visam contribuir para o modelo de cidades digitais com elevado nível de serviços públicos disponível na plataforma digital.
 
Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB) atuou no andamento e definição da parceria como a principal instituição intermediária entra a UFCG e a Huawei. Atualmente a Fundação PaqTcPB conta com mais de 100 iniciativas em andamento na área de Tecnologias da Informação e atua como uma das grandes incentivadoras da região, o que inclui a criação do CITTA (Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo) que deve fomentar e dinamizar a inovação no Nordeste.
A Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Francilene Procópio Garcia, celebra o investimento “esta parceria é muito bem vinda, à medida que nossos alunos terão oportunidade de vivenciar ambientes de formação e de transferência de conhecimentos suficiente para criar soluções competitivas e tecnologicamente avançadas, melhorando a qualidade de vida e ampliando as fronteiras econômicas do Estado. Nesse sentido, ganha não apenas Campina Grande, mas a Paraíba e todo o Nordeste”.
O projeto da Huawei será alocado no novo prédio do CITTA, localizado próximo ao CEEI da UFCG. Para oferecer as condições necessárias das novas tecnologias, será estabelecido um laboratório moderno equipado com a solução FusionCube V100 da Huawei para gerenciamento e armazenamento de dados em nuvem – esta será a primeira aplicação deste modelo de equipamento de computação em nuvem no Brasil.
A Huawei está aumentando suas iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, tanto internamente quanto em projetos com parceiros externos acreditando no potencial inovador dos jovens brasileiros e na capacidade das universidades e institutos de pesquisa, seguindo firmemente sua diretriz de investir parte da sua receita em P&D. Dos 170 mil funcionários globais da Huawei cerca de 70 mil estão comprometidos com pesquisa e inovação, garantindo assim a liderança da empresa em soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Sobre a UFCG - Desfrutando de prestígio e reconhecimento nacional e internacional,  a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) comemora 13 anos, em abril próximo. Criada em 2012, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a instituição - que teve sua origem na década de 1950, com a implantação da educação superior em Campina Grande, hoje reconhecida como cidade pujante na inovação tecnológica - tem cursos de graduação e de pós-graduação considerados referência em todo o país e desenvolve pesquisas de ponta em parceria com diversas empresas e órgãos governamentais, além de manter convênios com importantes universidades nacionais e internacionais.

Sobre o CEEI - O CEEI – Centro de Engenharia Elétrica e Informática,  foi criado em Junho de 2005, trazendo em sua formação duas Unidades Acadêmicas; DEE – Departamento de Engenharia Elétrica e o DSC – Departamento de Sistemas e Computação.  A excelência em tecnologia do CEEI/UFCG aliada à competência organizacional e ao histórico extenso de projetos de pesquisa e desenvolvimento foram decisivos para a escolha do CEEI/UFCG como unidade EMBRAPII. É credenciado pela EMBRAPII para executar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de competência "Software e Automação".

Sobre a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Criada em 1984, entre os quatro primeiros parques tecnológicos do país, a Fundação PaqTcPB é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a promoção do empreendedorismo inovador  do Estado.  Ao longo dos anos, a instituição tem sido uma espécie de pilar, para dar suporte a projetos e programas do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação.  Grande parte da sua história de prestígio é fruto dos resultados alcançados na sua atuação e das parcerias firmadas com várias instituições. A cooperação, colaboração e articulação com seus inúmeros parceiros formam o tripé responsável pelo reconhecimento nacional e internacional obtido através da promoção de empreendimentos inovadores e por liderar iniciativas e ações centradas na vocação do desenvolvimento regional.

Sobre a Huawei - A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio de nossa dedicação à inovação centrada no cliente e fortes parcerias temos estabelecido vantagens fim-a-fim em telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas (SP) e um centro de distribuição em Sorocaba (SP). Para mais informações, visite o site da Huawei: www.huawei.com/br.

Burson-Marsteller Brasil

Banner
Banner

Cursos

 

cusos_barreto

 

logoie70

 

 

 

 

 

Banner

Site Login