Keller apresenta técnica pioneira de tratamento de solos moles no COBRAMSEG 2014

28/08/2014 - Keller apresenta técnica pioneira de tratamento de solos moles no COBRAMSEG 2014
 
keller_conjunto_equipamentos.jpgLíder mundial em serviços de fundação e engenharia geotécnica, a KELLER BRASIL apresentará no COBRAMSEG 2014, a técnica DSM – deep soil mixing – conhecida como coluna de solo-cimento. O novo método de tratamento de solos moles presta-se a diversas aplicações e oferece benefícios que agregam economia, rapidez e sustentabilidade, entre outros. A empresa trará também, para o evento, algumas das mais avançadas tecnologias de melhoramentos de solos de seu portfólio como a de colunas de brita vibrocompactadas e de estaqueamento realizada com equipamentos hidráulicos de alta performance. O COBRAMSEG 2014 acontece em Goiânia, de 9 a 13 de setembro.
A tecnologia DSM – Coluna de solo-cimento - que está sendo introduzida no Brasil pela Keller é utilizada no tratamento de solos moles para aumentar sua capacidade de suporte. O método oferece melhorias significativas das propriedades mecânicas e físicas deste tipo de solo, que depois de misturado com o cimento ou outro ligante se torna mistura de solo-cimento. O resultado do solo estabilizado pela mistura tem maior capacidade de suporte em relação o solo original.
A tecnologia DSM oferece vantagens concretas eliminando escavações problemáticas e substituição de solos ou méto­dos mais caros de fundações profundas. Seu método executivo permite, também, a estabilização dos solos moles utilizando BAIXO teor de cimento ou outro aglutinante se comparado a outras técnicas de grouteamento do solo. Além disso, sua ampla aplicação em diferentes obras de engenharia e sua adequação a diferen­tes arranjos, permite obter soluções de engenharia seguras e muito econômicas.
O uso de aglutinantes não tóxicos como aditivos ao solo, incluindo subprodutos industriais, assim como o baixo volume de resíduos produzidos no processo executivo das colunas de DSM em comparação com Jet Grounting ou às clássicas estacas escavadas, tornam o DSM uma tecnologia ¨amiga¨ do meio-ambiente. A execução, prática e o controle de qualidade do método seguem a norma Europeia EN 14679.
 
Outras tecnologias – A Keller trará também para a Cobramseg 2014 sua técnica de colunas de brita vibrocompactadas para a estabilização de solos com baixa capacidade de suporte que consiste na introdução, no solo, de colunas de brita por vibrocompactação, conferindo a estabilidade necessária para a construção. O ganho de eficiência é extraordinário, quando comparado com os processos convencionais.
Apresentará também a ECOPILE® sua técnica de estaqueamento, ideal para diversos solos e demandas de projeto e projetada para aproveitar ao máximo o atrito lateral oferecido pelo solo. O sistema ECOPILE® de estacas de concreto moldadas in loco pode frequentemente atravessar obstruções impossíveis para outras técnicas de estaqueamento, tem excelente custo-benefício e alto índice de produtividade, reduzindo os custos e prazos dos serviços de fundação.
Engenheiros e projetistas que desejarem se aprofundar no conhecimento destas técnicas poderão participar do workshop “Tratamento de solos moles” que será realizado durante o evento, no dia 11 de setembro, ministrado por Tammo Köehler e Marcelo Felix, engenheiros da Keller Brasil.
 
Sobre a Keller Brasil – Com a tradição dos cento e cinquenta anos da matriz, a Keller do Brasil conta com a mesma vocação para liderança em serviços de fundação e engenharia geotécnica. Seu compromisso com a excelência e com a inovação contínua é comprovada nos cinco continentes onde a empresa opera. A Keller Brasil oferece serviços de engenharia geotécnica para construção industrial, comercial, projetos habitacionais, construções de estruturas de barragens, tuneis, infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária. www.kellerbrasil.com.br
 
MCA Imprensa & Relações Públicas

Site Login