Ecotelhado apresenta novas tecnologias que pontuam na certificação LEED

13/08/2014 - Ecotelhado apresenta novas tecnologias que pontuam na certificação LEED na Expo Arquitetura Sustentável
 
ecotelhado_expo_2014.jpgEmpresa pioneira em infraestrutura verde mostrará telhados verdes inovadores, mais completos e sustentáveis
Telhado Verde é um dos itens que mais contribuem para obter o LEED e nenhuma ação sozinha pontua tanto como sua instalação. A novidade é que, com outras tecnologias integradas, é possível chegar a pontuar nas sete dimensões da certificação. É o que promete a Ecotelhado, especializada em infraestrutura verde. A empresa apresentará novas soluções durante a Expo Arquitetura Sustentável, que acontece entre os dias 26 e 28 de agosto, no Expo Center Norte.
Além de pontuar em espaços sustentáveis e qualidade ambiental interna, o telhado verde integrado a sistema de captação e reuso de água ou tratamento de esgoto, por exemplo, se enquadrará em eficiência de uso de água. Também poderá pontuar em materiais e recursos, já que no caso da Ecotelhado são feitos com material de baixo custo e a base de plástico reciclado, entre outros aspectos.
Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado,a ideia é ampliar os benefícios do teto verde. A empresa já começou a instalar telhados com cisterna para captação de água da chuva. É o caso de um prédio localizado na Faria Lima, em São Paulo, que obteve a certificação LEED com a somatória da pontuação da cobertura verde.
O engenheiro explica que o telhado também poderá ser integrado a placas fotovoltaicas para captação de energia solar, e ter iluminação embaixo do telhado, com um piso transparente. “O telhado verde conquistou seu espaço, mas hoje precisamos ir além dos benefícios iniciais que priorizavam o conforto térmico. A grande preocupação é a questão da água. Precisamos ter um telhado verde capaz de se irrigar e de fazer o reuso. Inovamos neste sentido”, diz.
A empresa também propõe o tratamento dos resíduos orgânicos de um empreendimento. A água pode ser tratada internamente por meio de um sistema biofílico e armazenada na cisterna do telhado verde, ampliando sua reserva e sendo bastante eficaz em épocas de seca. “Não dá para pensar em construção sustentável e arquitetura verde sem incorporar o telhado verde e aproveitá-lo de forma mais eficiente”, ressalta.
 
Expo Arquitetura Sustentável
Expo Center Norte
De 26 e 28 de agosto
www.expoarquiteturasustentavel.com.br
 
Foto: divulgação
Gonzales Comunicação

Site Login