Inova BH emprega Metodologia Light Steel Frame nos Modelos Educacionais da PPP

30/06/2014 - Inova BH emprega Metodologia Light Steel Frame nos Modelos Educacionais da PPP
 
odebrecht-steelframe.jpgUtilizada pela Inova BH na PPP, as construções industrializadas em Light Steel Frame apresentam entre suas principais vantagens redução do tempo de obra, qualidade, padronização e sustentabilidade
Com o intuito de oferecer qualidade total em suas edificações, a Inova BH, empresa da Odebrecht Properties, utiliza a metodologia Light Steel Frame (LSF) na construção das 32 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. As obras são resultado da inédita Parceria Público-Privada (PPP) firmada para a construção e operação de serviços não pedagógicos de ensino da rede municipal.
Predominantemente utilizado em países desenvolvidos como EUA, Japão e Canadá, o sistema construtivo Light Steel Frame utiliza o aço galvanizado, de baixo peso, como principal elemento estrutural, além de lã de vidro, que dá conforto térmico e acústico às placas cimentícias.
Entre os inúmeros benefícios do Light Steel Frame, se destacam: a padronização do processo construtivo, industrialização e planejamento, facilidade e rapidez na montagem, melhores níveis de desempenho térmico - o sistema promove menor troca de calor entre o ambiente interno e externo, o que reduz a necessidade de calefação ou ventilação; e acústico - a obra tem capacidade de isolar o som e, ao mesmo tempo, criar ambientes agradáveis onde o som se propague bem para garantir a questão da absorção das informações pelas crianças. O sistema foi aprovado recentemente em uma série de testes de isolação de ruídos aéreos e de impacto,  enquadrando-se perfeitamente nos requisitos da nova norma técnica NBR 15575:2013.
Segundo Danilo Andrade, gerente de engenharia da Odebrecht, o sistema construtivo propicia adaptação a qualquer projeto arquitetônico, inclusive curvas, por sua facilidade de modulação e ampliação das possibilidades de uso do espaço, com flexibilidade de layouts. “Inclusive foi o sistema escolhido para ser usado nas escolas, pois atendia bem o modelo arquitetônico já utilizado pela prefeitura desde 2003, bastante particular, com recortes e curvas”, afirma Andrade.
O quesito sustentabilidade é predominante nesse sistema construtivo por meio da eficiência energética dos materiais recicláveis utilizados (PVC, aço, entre outros) e do baixo desperdício, uma vez que o sistema é modular. A obra conta também com sistemas de captação de energia solar para aquecimento de água.
A facilidade nas instalações elétricas e hidráulicas diminui a geração de resíduos e barulhos durante a execução da obra, permitindo  melhor controle de qualidade,  maior nível de segurança, excelente acabamento e conforto para quem frequentará as instalações.
O sistema Light Steel Frame não se trata de estrutura pré-fabricada. No caso das Umeis, primeiramente foram construídas as fundações da obra, depois os painéis do primeiro pavimento; posteriormente as estruturas da caixa d´água e laje, a estrutura e substrato da laje; os painéis do segundo pavimento, os painéis da caixa d´água, estrutura do telhado, e para finalizar, a estrutura completa. O método adotado permite que cada escola fique pronta em oito meses, menor que o período de construção tradicional, entre 18 a 24 meses.
De acordo com Danilo Andrade, o Sistema Light Steel Frame foi escolhido, tanto pela série de benefícios, como pela adequação às normas nacionais e por atender os prazos de execução das escolas da PPP.
 
Sobre a PPP - A PPP foi desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento e de Educação e a INOVA BH será responsável por serviços como manutenção predial, segurança, limpeza, sustentabilidade ambiental e mobiliário. O investimento para a implantação das 37 unidades é de R$ 190 milhões e serão gerados 750 empregos durante a obra e outros 350 durante a operação.
A empresa será remunerada e avaliada pela qualidade do serviço prestado aos usuários com base em critérios estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com o apoio do IFC (International Finance Corporation), membro do Grupo do Banco Mundial para financiamento do setor privado, e com acompanhamento de um verificador independente. As unidades também respeitarão as regulamentações do Ministério da Educação, da Associação Brasileira de Normas Técnicas e da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Sobre a Odebrecht Properties - Empresa criada em 2012 para investir e operar ativos imobiliários em propriedades privadas, parcerias públicas e entretenimento. É gestora das arenas Maracanã (RJ), Itaipava Arena Fonte Nova (BA) e Itaipava Arena Pernambuco (PE). Na área de parcerias públicas é responsável pela primeira parceria público-privada em educação, em Belo Horizonte (InovaBH) e de revitalização urbana, localizada na área portuária do Rio de Janeiro (Porto Maravilha). Também por meio da modalidade PPP, atuará no Parque Olímpico para urbanização e construção de instalações esportivas permanentes na capital carioca e administrará as instalações do Centrad – Centro Administrativo do Distrito Federal, em Brasília.
 
Foto: divulgação
M.Free Comunicação

Site Login