Cunzolo ‘emplaca’ importantes trabalhos para a Copa de 2014

04/06/2014 - Cunzolo ‘emplaca’ importantes trabalhos para a Copa de 2014

cunzolo.jpgAs operações que mais se destacaram foram em Itaquera e nos aeroportos de São José dos Campos, Guarulhos e Viracopos
Tão importante quanto a Copa do Mundo, foram os preparativos para sua realização. Após uma contagem regressiva que levou anos e atraiu olhares atentos de todo o mundo para os canteiros de obras brasileiros, torcedores de vários continentes desembarcam em nossos aeroportos. Mas para o país começar a dar boas vindas, empresas como a Cunzolo desempenharam importante papel nos bastidores da construção para que cada projeto fosse concluído no prazo, em várias esferas da infraestrutura.
De elevação de pessoas para montar estruturas metálicas em aeroportos, passando por içamentos e mobilizações de vários tipos de materiais, até inspeção de pontes e viadutos, a Cunzolo foi uma das locadoras de equipamentos envolvidas em trabalhos e obras preparativas para a Copa.
“A frota de máquinas da Cunzolo é versátil o suficiente para realizar todas as etapas de operações leves, pesadas e robusta a ponto de fazer a remoção de treliças, vigas de pontes, transporte de mega equipamentos de fábricas, entre outras operações”, diz o diretor da empresa, Marcos Cunzolo.
Ele explica porque a frota da empresa está em constante atividade: “Os equipamentos são escolhidos e operados conforme os diferenciais de qualidade, segurança e atendimento pontual, atrelados a bom preço e serviço eficiente”, destaca o diretor, que opta pelos equipamentos com alta tecnologia – possui alguns guindastes com controle remoto sem fio.
 
Principais operações realizadas para a Copa
Aeroporto Internacional de Guarulhos – Guarulhos (SP) – A Cunzolo realizou uma operação de içamento com um dispositivo tipo ventosa, para instalação de vidros na nova ASA do aeroporto. A condição exigida para os equipamentos era possuir lança mecânica e jib, onde o dispositivo deveria ser encaixado e pinado.
Segundo a Cunzolo, o principal desafio nesse trabalho foi a instalação das últimas fileiras de vidro, pois havia limitação de altura, o que impedia a utilização das lanças hidráulicas. Para isso, foram utilizados os guindastes articulados Fassi1150, Fassi 800 e Fassi 660, pois possuem JIB e lança mecânica. A operação exigiu extrema atenção e cuidado dos operadores durante o içamento, devido ao uso de ventosa elétrica fornecida pelo contratante para o içamento dos vidros.
 
Aeroporto de São José dos Campos – São José dos Campos (SP) – A Cunzolo realizouduas operações no Aeroporto de São José dos Campos: a elevação de pessoas para montagem de estrutura metálicae o içamento de isotelhas(telhas especiais com isolamento termoacústico) com dimensões de 9.00 x 1.00 x 0.08 m, considerando fardos de até 200 kg, que fazem a nova cobertura da área de ampliação do Aeroporto.
Para a elevação, foram utilizadas duas plataformas pantográficas JLG 2646 ES com altura de trabalho 9.70m, e uma plataforma articulada JLG E450 AJ, com altura de trabalho de 15.60m, solicitados diretamente pela equipe de engenharia da obra.
Antes do içamento de isotelhas, no momento da vistoria foi verificado um raio de operação de, no máximo, 22.00m, com a necessidade de passar sobre a estrutura metálica existente para posicionar as telhas nos vãos. A solução encontrada foi acessar a área com o guindaste articulado Hiab 622 E-6 HiPro JIB 150X-4, devido ao longo alcance, possibilidade de usar o JIB e o cabo de aço. A equipe realizou os içamentos por baixo do galpão e lançou as telhas nos pontos mais distantes.
 
Bairro Itaquera – São Paulo (SP) – Inspeção em um viaduto, utilizando um equipamento que pudesse colocar a equipe de trabalho embaixo do viaduto com segurança. Inicialmente, a construtora solicitou um guindaste articulado, mas durante a vistoria a Cunzolo informou a existência da Barin, equipamento específico para esse tipo de atividade.
Foram utilizados dois equipamentos para esse trabalho: o guindaste articulado Hiab 377 E-5 HiPro JIB 75X-4,com cesto aéreo acoplado na lança e a possibilidade das suas articulações trabalharem em grau negativo, podendo acessar a área inferior do viaduto, e a Barin, que possui uma plataforma de acesso para inspeção em pontes e viadutos e a característica de se locomover em posição de operação.
Havia um desnível na lateral do viaduto, o que exigiu também a utilização de pranchas sobre o pneu para nivelar o equipamento.
 
Aeroporto de Viracopos – Campinas (SP) – Utilização de plataforma de acesso, onde os equipamentos deveriam acessar uma área com limitação de peso, e alcançar 20 metros de altura.
A solução encontrada foi acessar a área com plataformas sobre caminhão, por possuírem peso relativamente baixo em relação a outras plataformas de trabalho aéreo autopropelido e que atingissem a altura indicada pelo contratante. Foram utilizadas as plataformas sobre caminhão Cheyenne 25/14 e Multitel MX 270, que desempenharam perfeitamente o trabalho.
 
Foto: divulgação
Timepress Comunicação Empresarial

Site Login