Arena das Dunas, incorpora cobertura metálica termoisolante com curvas multidirecionais

02/06/2014 - Inspirada na paisagem local, a Arena das Dunas, incorpora cobertura metálica termoisolante com curvas multidirecionais
 
bemo_original_arena.jpgTecnologia inédita no Brasil, a solução BEMO MONRO foi escolhida para a construção de uma cobertura com design assimétrico e curvilíneo
Eleita para sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, a Arena das Dunas, em Natal, traz soluções e sistemas construtivos que valorizam premissas de sustentabilidade na construção civil. Com desenho inspirado na paisagem local das famosas dunas de areia, o projeto de arquitetura do escritório norte-americano Populous Architects desenvolve uma geometria de cobertura sinuosa e volumétrica com a utilização da tecnologia BEMO MONRO, uma solução inédita no país.
Em uma composição de 20 "pétalas" metálicas assimétricas e curvilíneas, a cobertura e a fachada da arena esportiva estão construídas de forma integrada. Além do belo efeito estético, trata-se de uma solução construtiva que irá aproveitar plenamente a ventilação e a iluminação naturais em dias de jogos, além de proporcionar o reaproveitamento da água das chuvas, itens de sustentabilidade que poderão contribuir para a obtenção de certificações tais como o selo LEED (Leadership in Energy & Environmental Design).
Partindo de uma análise da geometria em 3ª dimensão do projeto de cobertura, a BEMO do Brasil adotou uma solução mista de telhas zipadas multi-formas, cônicas e paralelas em alumínio pré pintado de branco, suportadas em uma estrutura de ajuste geométrico BEMO Dome e clips articulados, conseguindo assim uma réplica perfeita do design proposto na arquitetura. O uso da tecnologia BEMO MONRO, reforça a beleza e identidade do empreendimento ao viabilizar a realização de curvas multidirecionais com segurança. O sistema traz, também, a composição de um núcleo em lã de vidro e telha inferior trapezoidal em alumínio.
 
Tecnologia BEMO MONRO
O sistema exclusivo e patenteado mundialmente BEMO MONRO permite a construção de projetos ousados com superfícies curvas côncavas e convexas multidirecionais. Uma solução inovadora em alta tecnologia e aplicação de dispositivos de montagem tais como o BEMO DOME que permitem a construção segura e o desempenho eficiente da cobertura, além de garantir alinhamento perfeito à proposta original do arquiteto.
 
BEMO DOME - dispositivo de montagem
Dispositivo de montagem para a criação de subestruturas, o BEMO DOME consiste em terças secundárias tubulares calandradas e clip´s distanciadores articulados que permitem a rotação no eixo das terças e concomitantemente a rotação no próprio eixo, atendendo praticamente toda e qualquer envoltória. É aplicado sob a estrutura principal da cobertura seguindo os contornos da edificação para acomodar e suportar a carga da construção.
 
Sobre a BEMO do Brasil - As soluções em coberturas metálicas da BEMO do Brasil figuram em obras recentes de arenas esportivas e estádios brasileiros, sendo o Allianz Parque e a Arena do Grêmio dois empreendimentos que merecem destaque no portfolio de seus projetos realizados. Líder mundial em seu segmento de atuação, a BEMO do Brasil tem fortalecido, cada vez mais, a postura inovadora na indústria da construção civil. Empresa de origem alemã, atuante há 25 anos no mercado brasileiro, a BEMO investe em alta tecnologia e inovação constante. Uma opção segura e eficaz para viabilização de linhas arquitetônicas ousadas, principalmente curvilíneas, que exigem flexibilidade e assessoria técnica eficiente desde a concepção do projeto até a execução do empreendimento.
Entre outros projetos arquitetônicos de grande destaque no cenário nacional que contam com cobertura BEMO figuram: o novo projeto do CENPES – Centro de Pesquisas da Petrobras, da Zanettini Arquitetura; a estação do Expresso Tiradentes, de Ruy Ohtake; a unidade fabril da indústria Valeo Guarulhos, do escritório norte americano Davis Brody Bond Aedas em conjunto com a GCP do Arquiteto Sergio Coelho; a sede industrial da SEW Eurodrive, da Minerbo Fuchs; a fábrica IPEL e o complexo industrial da Flextronics, ambos assinados por Sidonio Porto Arquitetos Associados.
Saiba mais sobre BEMO do Brasil: www.bemo.com.br
Saiba mais sobre Arena das Dunas: www.arenadunas.com.br
 
Imagem aérea Arena das Dunas. Crédito divulgação: Canindé Soares
Pitanga Comunicação - Clarissa Turra.

Site Login