Gerdau prevê redução de 2,5% no consumo de energia até o final de 2014

03/02/2014 - Gerdau prevê redução de 2,5% no consumo de energia até o final de 2014
 
gerdau_foguinho2.jpgA Gerdau pretende alcançar até o final de 2014 uma redução de 2,5% no consumo total de energia da sua produção de aço no Brasil, o que representa uma economia de cerca de R$ 40 milhões. Para obter esse resultado, a Empresa desenvolve, desde 2012, um projeto-piloto de eficiência energética em todas as unidades industriais no País para aumentar a economia de energia em equipamentos auxiliares ao processo produtivo do aço, que representam aproximadamente 40% do consumo de suas operações. Até o final de 2013, o programa já possibilitou uma economia de R$ 36 milhões.
O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Eficiência Energética estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia, que tem como meta reduzir 10% do consumo de energia até 2030. Atualmente, o Brasil se encontra no ranking dos 10 países que mais consomem energia no mundo, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia. Entre os grupos de consumidores, a indústria responde por aproximadamente 35% do uso energético no país. A crescente expansão do consumo de energia, embora reflita o aquecimento econômico, alerta para a importância de iniciativas que colaborem com a preservação de recursos e reduzam o impacto ambiental. Nesse sentido, o projeto desenvolvido pela Gerdau contribui com a melhora desse cenário e para a sustentabilidade do setor de energia do país, já que visa ampliar a eficiência energética da Empresa por meio do aperfeiçoamento e otimização de seus processos industriais.
Para implantar o projeto, a Gerdau estabeleceu um sistema de governança para definir os papéis e as responsabilidades dos profissionais envolvidos, bem como garantir o acompanhamento dos resultados. Em seguida, equipes de todas as unidades industriais do Brasil, incluindo colaboradores e organizações parceiras, realizaram diagnósticos de oportunidades de economia, que foram transformados em mais de 1,3 mil ações. Além do Brasil, o projeto-piloto já está sendo aplicado nas unidades da Gerdau nos Estados Unidos. Em 2014, o programa será expandido para outros países, a começar pelas operações no México e na Colômbia.
 
Sobre a Gerdau - A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
 
Foto: Divulgação
Imagem Corporativa

Site Login