Vedacit/Otto Baumgart explica a importância de impermeabilizar áreas frias

13/12/2013 - Vedacit/Otto Baumgart explica a importância de impermeabilizar áreas frias

vedacit_manta.jpgAs áreas frias são aquelas sujeitas ao maior contato com a água, seja por serem lavadas ou pela exposição à chuva, como cozinhas, banheiros, áreas de serviço e sacadas, e por isso, elas exigem mais atenção na hora de impermeabilizar. Para evitar o aparecimento de umidade e infiltração, recomenda-se que, nesses ambientes, seja realizado um procedimento cuidadoso que assegure maior proteção local e permita que a intervenção seja duradoura, garantindo ainda mais conforto ao morador que não terá que se preocupar com reparos futuros. Diante disso, a Vedacit/Otto Baumgart dá dicas de como avaliar o ambiente e escolher a melhor solução.
Eliene Ventura, gerente técnica da empresa, recomenda que antes de cuidar das questões estéticas, como pintar ou aplicar piso e azulejo, é preciso pensar na impermeabilização. “É um investimento de prevenção que evita danos inesperados causados por uma eventual umidade ou infiltração, que provocam  bolor, manchas, trincas e até destacamentos”.
Antes de iniciar a impermeabilização é necessário planejar e projetar cada passo. Para evitar problemas inesperados, é importante ter um bom projeto, possuir plantas com detalhes específicos, definir preliminarmente o conjunto dos serviços a ser realizado, especificar os produtos e materiais adequadamente, contratar mão de obra qualificada, fiscalizar a execução e orientar o usuário sobre as limitações ou manutenção a ser efetuada.
Além disso, seguir as boas práticas construtivas também faz diferença no resultado final, como lixar PVC’s ou remover a oleosidade e demais impurezas antes de aplicar o impermeabilizante, o que assegura a aderência, bem como preparar a base para receber a camada impermeável, manter o ambiente com boa ventilação e circulação de ar etc.
Segundo Eliene, nesses ambientes é fundamental fazer caimento em pisos. “O desnível deve ser de 1% no mínimo, o que significa rebaixar 1 cm de piso, a cada metro, favorecendo o escoamento da água. No encontro da parede com o piso, recomenda-se fazer um ligeiro arredondamento “meia-cana”, pois evita o surgimento de trinca neste local. Ralos e demais interferências têm que estar bem fixados e não esquecer de fazer a vedação das esquadrias”.
Já o tratamento dessas áreas significa a quebra dos revestimentos, na maioria das vezes, pois toda a camada de chapisco, emboço, reboco e contrapiso precisam ser refeitos, o que acaba gerando entulho e custo para remoção. “Por isso uma investigação aprofundada do caso, ainda que demande tempo, evita tanto que o trabalho seja refeito como os prejuízos financeiros”, explica a especialista.
Eliene aponta alguns exemplos de como as falhas podem afetar a impermeabilização e a edificação:
- Trincas, fissuras e falhas no rejunte devido à infiltração por água parada, gerada pela falta de caimento;
- Descolamento do revestimento cerâmico, que solta com o passar do tempo;
- Manchas na pintura do teto e paredes ou destacamento de gesso;
- Curto-circuito no sistema elétrico;
- Dependências de divisa com a área afetada também são danificadas, como quartos, salas, closet;
- Mofo e bolor tomam conta do ambiente, podendo causar doenças respiratórias e alergias no usuário, além do desconforto na rotina do morador.
Ela explica que a escolha do produto depende das características da obra, como área em m², ventilação, segurança, quantidade de interferências, entre outros. Além do já conhecido Vedatop, um revestimento impermeabilizante de fácil aplicação que adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa, ideal para as áreas frias, a Vedacit/Otto Baumgart indica também a Manta Asfáltica Vedacit e o Vedapren.
 
Como utilizar os produtos
Manta Asfáltica Vedacit - primeiro regularizar a base fazendo caimento e arredondando os cantos. Ralos e demais interferências devem estar fixados. Verificar a presença de trincas ou outras anomalias e tratar previamente.  Aplicar um primer asfáltico – Primer Manta Vedacit – e aguardar a secagem. Em seguida, iniciar a aplicação da manta asfáltica começando pela parte mais baixa. Utilize um maçarico para aquecer o asfalto da manta. A sobreposição entre os rolos da manta é de 10 cm. Verificar se a manta está dentro dos padrões da ABNT NBR 9952 e a aplicação conforme norma de execução - ABNT NBR 9574. Ela pode ser utilizada quando se tem rebaixo de no mínimo 5 cm.
Requer proteção mecânica de uma argamassa composta de cimento, areia e água. Sobre ela, aplicar a argamassa colante (ou cimenticola) e o revestimento cerâmico, se for o caso. O revestimento cerâmico não pode ser assentado diretamente sobre a Manta Asfáltica. A aplicação da manta requer mão de obra especializada.
 
Vedapren - regularizar a base fazendo caimento e arredondando os cantos. Ralos e demais interferências devem estar fixados. Verificar presença de trincas, outras anomalias e tratar previamente. Aplicar uma demão do produto, diluído em 10% de água. Aguardar a secagem e aplicar mais duas demãos puras. Aguardar em torno de cinco dias para a perfeita secagem do produto. Lançar um chapisco vassourado composto de cimento, areia, Bianco e água,e quando ele ainda estiver pegajoso, lançar a argamassa de proteção mecânica de cimento, areia e água. Aguardar a cura. Aplicar a argamassa colante e o revestimento cerâmico, se necessário.
 
Sobre a Vedacit/ Otto Baumgart - A Vedacit/Otto Baumgart, empresa genuinamente nacional com 77 anos de atuação, é reconhecida como líder de mercado em produtos de alta tecnologia para a construção civil. Mais de 130 itens compõem as linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, viabilizando a aplicação constante de tecnologia de ponta e a elaboração de produtos apropriados para obras de diferentes dimensões.
Com escritórios de apoio técnico e comercial instalados nas principais capitais brasileiras, mais de 100 representantes e uma eficiente logística, os produtos que levam a marca são encontrados em mais de 30 mil pontos de venda do país, com cobertura de 94% das lojas de materiais de construção.
Suas linhas de produtos, histórico do Grupo e informações sobre suas fábricas em São Paulo e Salvador estão disponíveis no site (www.vedacit.com.br).
 
Os contatos com a empresa podem ser feitos por meio dos telefones (11) 2902-5555, em São Paulo, e (71) 3432-8900, em Salvador.
 
 
Foto: Divulgação
Accesso Comunicação

Site Login