Escritório de arquitetura acompanha evolução dos espaços desportivos

01/11/2013 - Escritório de arquitetura acompanha evolução dos espaços desportivos
 
maracana_akzo_nobel.jpgAo longo das últimas décadas, a arquitetura dos estádios de futebol e outros espaços desportivos têm evoluído em conjunto com os conceitos mais modernos que surgem no mercado. Se antes essas construções eram simples, pouco confortáveis e desprovidas de atributos que proporcionassem uma melhor experiência de uso para os atletas e o público, hoje podem ser listadas uma série de inovações que buscam alinhar forma, conforto e funcionalidade.
As Copas do Mundo de Futebol são exemplos de como, com o passar do tempo, a arquitetura esportiva se renova, trazendo novidades a cada edição do torneio. Na Copa da França, em 1998, por exemplo, surgiram os estádios multifuncionais; na Coréia do Sul e Japão, em 2002, os estádios ganharam mais itens tecnológicos; na Alemanha, em 2006, prevaleceu a questão da eficiência. Já para a Copa de 2014, no Brasil, a tendência observada é a da sustentabilidade e a adaptação à cultura local.
A Fernandes Arquitetos completa 15 anos de atuação no mercado e, desde a sua fundação, tem acompanhado esse cenário. Dessa forma, aplica em seus projetos tudo aquilo que há de moderno em termos de arquitetura desportiva, sem abandonar suas próprias características de inovação. Um exemplo disso é o fato do escritório ter sido o único escolhido para realizar dois projetos para a Copa do Mundo de 2014.
Os projetos de modernização do Maracanã e de construção da Arena Pernambuco, ambos para a Copa, têm características diferenciadas e inovadoras. No primeiro, destaca-se a proposta de deixar o famoso estádio tão moderno e eficiente quanto os melhores do mundo, sem perder a marca e a identidade construídas durante 60 anos de história e simbolismo.
Já a Arena Pernambuco está localizada estrategicamente em uma área de baixa ocupação urbana, o que evidencia o seu viés desenvolvedor. O novo estádio conta com mecanismos que permitem um controle diversificado de iluminação e ventilação naturais, além de sistemas de reaproveitamento de águas pluviais, aquecimento de água através de coletores solares, painéis fotovoltaicos para gerar energia elétrica por meio da energia solar e uso de matérias recicláveis.
Outros projetos esportivos realizados pela Fernandes ao longo de seus 15 anos incluem as Arenas Ponte Preta e Campinas, no interior de São Paulo; o de modernização do Estádio do Pacaembu e a Arena São Jorge, na capital paulista; e a Arena Grêmio, no Rio Grande do Sul.
 
Sobre o escritório
Fundado em 1998 pelo arquiteto Daniel Hopf Fernandes, em São Paulo (SP), o escritório Fernandes Arquitetos Associados apresenta um portfólio de projetos nas áreas de Transportes, Esportes, Saúde, Comércio, Indústria, Institucional, Residencial e Urbanismo. Único escritório brasileiro responsável por dois estádios para a Copa do Mundo de 2014 – o Maracanã (Rio de Janeiro/RJ) e a Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE), a Fernandes recebeu prêmios internacionais por ambos os projetos, que se destacam pela excelência e integração ao meio.
 
Foto: divulgação
RAF Comunicação

Site Login