Lar, doce, seguro, sustentável e habitável lar

29/10/2013 - Lar, doce, seguro, sustentável e habitável lar
 
vesta_janela.jpgEste será o formato das casas brasileiras construídas a partir deste ano
A Norma de Desempenho NBR 15575 está em vigor desde 19 de Julho de 2013, e é válida para todas as construções residenciais protocoladas a partir desta data. Tem como foco principal provocar a inovação tecnológica e já move as maiores construtoras para que invistam nas mudanças necessárias, que vão desde a durabilidade dos materiais utilizados na construção até a capacidade acústica dos mesmos.
Uma tendência do mercado é incorporar as esquadrias de UPVC neste novo formato residencial, uma vez que elas atendem a todas as especificações necessárias, sendo elas, tornar o imóvel seguro, habitável e sustentável.
O UPVC, ou policloreto de vinil, é utilizado em larga escala nas edificações da Europa e EUA devido a suas qualidades, como rigidez, segurança, capacidade de vedar ruídos e conservar a temperatura dos ambientes.
Seguro: Vários itens fazem parte desta solicitação, dentre eles o baixo grau de combustão dos materiais da residência e a questão do Uso de Operação. O UPVC se enquadra em ambos os quesitos, pois não emana chamas, e devido a seu sistema de acabamento, não deixa farpas ou qualquer outro risco para que o usuário se machuque ou utilizá-lo.
Habitável: Segundo a norma, o silêncio é parte indispensável para a habitação de um lar. Desta forma foi estipulado que o isolamento acústico dos quartos deve ser de 45dB em todos os lares brasileiros. Mais uma vez as esquadrias de UPVC auxiliam na tarefa, funcionam como um ótimo isolante acústico, aliado ao vidro e revestimento correto da parede, atinge facilmente a quantidade de dB exigida.
Uma casa deve também ter uma temperatura agradável, as esquadrias se encaixam como luva, podendo manter uma diferença de 10 graus com relação ao ambiente externo, garantindo frescor nos dias quentes e conforto nos dias frios.
 
Sustentável: Palavra que veio para ficar, nos dias de hoje e durante todo o futuro. As novas casas têm por obrigação seguir esta linha, sustentável. Neste ponto a durabilidade dos materiais e economia de recursos naturais é fator determinante.
Todos os itens da construção precisam ter uma vida útil de 40 anos, a durabilidade do UPVC ultrapassa a solicitação da norma, possui uma vida útil de 50 anos. Empresas como a Vesta fornecem, só de garantia selada, 10 anos. As construções que se utilizam destas esquadrias também se beneficiam da economia elétrica, uma vez que devido a seu poder de vedação, facilitam o trabalho dos equipamentos condicionadores de temperatura, fazendo com que trabalhem menos tempo. Esta economia fica por volta de 23% do total do consumo do lar.
“Não trabalhamos apenas com esquadrias, mas com conforto e bem estar. Esta norma é excelente, e vem para auxiliar na dissipação da tecnologia de construção, para que esta beneficie a todos os brasileiros.” Afirma José Gomes, diretor da Vesta.
Estes são os principais itens da NBR 15575, que tem por principal objetivo o conforto e progresso dos lares e projetos de construção cívil brasileiros.
 
A empresa: A Vesta é uma empresa do grupo Metagal que fabrica esquadrias em UPVC. Possui uma planta de três mil m² em Cachoeira de Minas/MG, e showroons em Moema - São Paulo/SP, que atende as regiões da grande São Paulo, ABCD, Barueri, Santana do Parnaíba e Cotia – Vale do Paraíba, atendendo a São José dos Campos e Guaratinguetá - Sul de Minas suprindo Poços de Calda, Pouso Alegre e Itajuba - Rio de Janeiro em Volta Redonda, chegando a Baixada Fluminense e Macaé (Região dos Lagos). A empresa busca agora novos representantes para dar continuidade em seu plano de expansão.
Além do know how herdado da empresa controladora, trouxe para o Brasil a tecnologia alemã que é vista em seus produtos modernos e de qualidade.
O grupo Metagal é líder no segmento de autopeças e aprovado pelo sistema de Qualidade e Manufatura por todas as montadoras brasileiras. É com essa expertise que entram no setor da construção civil.
 
Foto: Divulgação
A!Fonte Comunicação Integrada

Site Login