Mendes Júnior convida Projeto Guri e Emesp Tom Jobim para concerto de Orquestra

17/10/2013 - Mendes Júnior convida Projeto Guri e Emesp Tom Jobim para concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em São Paulo
 
mendes_jr.jpgEm 20 de outubro, às 18h, o Theatro São Pedro, na capital paulista, recebe a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em um concerto oferecido pela Mendes Júnior a um público especial: alunos do Projeto Guri e da Escola de Música de São Paulo Tom Jobim (Emesp Tom Jobim). No palco, a inspiração e motivação da noite ficarão por conta do jovem talento Conrad Tao, o pianista sino-americano de 19 anos que possui um currículo premiado e com diversas apresentações em grandes eventos, ao lado de orquestras do mundo todo.
Para a noite especial junto da Filarmônica de Minas Gerais, o solista se encontra com alunos do Guri da Capital e da Grande São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim, ambos mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo. O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para mais de 13,5 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos nos polos localizados na Região Metropolitana de São Paulo. O programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a um trabalho social transformador. A EMESP Tom Jobim tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas, além de disciplinas teóricas de apoio. As duas instituições são geridas pela organização social Santa Marcelina Cultura.
Com regência de Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, o concerto traz um programa que comemora dois importantes aniversários para a música sinfônica: os 200 anos de nascimento do alemão Richard Wagner e os 100 anos do inglês Benjamin Britten. Após execução da abertura da ópera Tannhäuser, de Wagner, Tao se junta à Filarmônica para interpretar o Concerto para piano do compositor inglês. E, para fechar a apresentação, ainda será executada a Sinfonia nº 3 em lá menor, de Sergei Rachmaninoff.
 
Conrad Tao
Com apenas um ano e meio de vida, Conrad Tao executava músicas infantis ao piano e, aos quatro, fez seu primeiro recital. Com oito, se apresentou em um concerto e, de lá para cá, foi solista ao lado de orquestras como a Nacional Russa, sinfônicas de Baltimore, Filadélfia, Dallas e São Francisco, entre outras. É titular de prêmios como Walgreens National Concerto Competition e o prêmio para jovens compositores Ascap Morton Gould, o qual obteve oito vezes.
 
Parceria
Após seis anos de sua criação, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vem sendo destaque no cenário sinfônico nacional. O corpo artístico conta, há dois anos, com o apoio cultural da Mendes Júnior para manter sua missão da constante busca pela excelência artística e o aprimoramento cultural da sociedade por meio da música sinfônica de qualidade. A parceria da Mendes Júnior junto à Filarmônica mostra seu comprometimento enquanto organização, ao se aliar a um dos projetos culturais mais relevantes das últimas décadas em Minas Gerais e no Brasil.
O convite feito ao Projeto Guri e à Emesp Tom Jobim está em consonância com o que a Mendes Júnior acredita e faz parte de suas práticas de inclusão. Entre elas, o programa de egressos do trabalho escravo e do sistema prisional que são qualificados e trabalham em obras como a construção da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT) e da UNILA, em Foz do Iguaçu (PR). A empresa também apoia a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que atende por volta de 500 crianças e adolescentes carentes com deficiência física ocasionada em sua maioria por paralisia cerebral, além de contribuir com iniciativas de formação e desenvolvimento de cerca de mil atletas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
 
Confira o programa da noite
Richard WAGNER
Tannhäuser: Abertura [14 min]
 
Benjamin BRITTEN
Concerto para piano, op. 13 [34 min]
Toccata: Allegro molto e con brio
Waltz: Allegretto
Impromptu: Andante lento
March: Allegro moderato; sempre alla Marcia
Solista: Conrad Tao
 
INTERVALO
Sergei RACHMANINOFF
Sinfonia nº 3 em lá menor, op. 44 [39 min]
Lento – Allegro moderato
Adagio ma non troppo
Allegro
 
Mendes Júnior - A Mendes Júnior é uma empresa de engenharia com 60 anos de experiência em diversos segmentos da construção pesada no Brasil e no exterior. Atua nos setores de infraestrutura, construção, montagem, manutenção industrial e petróleo e gás. Ao longo de sua história, a empresa esteve presente em empreendimentos de suma importância para o desenvolvimento do Brasil como a Rodovia Anhanguera – Bandeirantes, a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira e as usinas hidrelétricas de Itaipu (PR) e Furnas (MG). Atualmente, destacam-se entre seus 36 projetos por todo Brasil, a construção da Arena Pantanal, palco da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá (MT), as obras de Integração do Rio São Francisco, em Pernambuco (PE), a construção da Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo.
 
Evento: Mendes Júnior convida Projeto Guri e Emesp Tom Jobim para Concerto Especial Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Data: 20 de outubro
Hora: 18h
Local: Theatro São Pedro (Rua Albuquerque Lins, 207 - Barra Funda - São Paulo – SP)
 
Comunicação Mendes Júnior
Foto: Divulgação / crédito: Eugênio Sávio

Site Login