Concessionária Rio Mais inicia as fundações do IBC e do MPC do Parque Olímpico

02/10/2013 - Concessionária Rio Mais inicia as fundações do IBC e do MPC do Parque Olímpico
 
rio-ibm.jpgEtapa prevê a execução da estrutura dos prédios que abrigarão as emissoras de rádio e TV e o Centro Principal de Mídia durante os Jogos
A Concessionária Rio Mais, responsável pela construção do futuro Parque Olímpico Rio 2016, já iniciou as fundações do Centro Internacional de Transmissão (IBC) e do Centro Principal de Mídia (MPC), conforme previsto no cronograma da obra.
No IBC, que abrigará as emissoras de rádio e TV detentoras de direitos de transmissão dos Jogos, as fundações compreendem predominantemente a cravação de estacas metálicas que formarão as estruturas de sustentação do prédio. Nesse sistema, as estruturas são cravadas no solo por bate-estacas hidráulicos, devendo atingir até 40 metros de profundidade. Ao todo, serão utilizados nas fundações do IBC cinco milhões de quilos de perfis metálicos.
Para a execução dos trabalhos no IBC, estão mobilizados 50 colaboradores e quatro máquinas especiais que garantirão a produtividade necessária para o cumprimento do cronograma. O prédio terá 85 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para 10 mil pessoas, e funcionará 24 horas por dia durante toda a Olimpíada.
No MPC, os trabalhos começaram com a instalação de paredes de contenção e de estacas dos tipos escavada e barrete, que irão a uma profundidade média de 30 metros. O processo de execução consiste na escavação do solo com uma perfuratriz hidráulica. Em seguida, são realizados a introdução da ferragem e o preenchimento de concreto.
Ao todo, serão construídos na área do MPC 410 metros lineares de paredes de contenção e executadas 200 estacas, que resultarão na utilização de 14 mil metros cúbicos de concreto e 415 mil quilos de aço. Estão envolvidos atualmente nas atividades 55 trabalhadores.
As obras do Parque Olímpico são realizadas pela Concessionária Rio Mais, com coordenação da Prefeitura por meio da Empresa Olímpica Municipal, RioUrbe e da Subsecretaria de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas da Secretaria Municipal da Casa Civil.
 
Crédito da foto: Renato Sette Camara/EOM.
Foto: Divulgaação
Comunicação+

Site Login