WTorre Engenharia inicia fase final nas obras de fábrica da Nissan

01/08/2013 - WTorre Engenharia inicia fase final nas obras de fábrica da Nissan
 
nissan_fabrica.jpgIniciada em julho do ano passado, construção será uma das mais modernas e sustentáveis do mundo no mercado automotivo
A WTorre Engenharia entra na fase final da construção da primeira fábrica da Nissan no Brasil, localizada em Resende (RJ) e desde já considerada um dos mais modernos complexos fabris do mercado automotivo no mundo, no qual a montadora de origem japonesa investiu R$ 2,6 bilhões. A produção de modelos na nova planta começa no primeiro semestre de 2014, embora a obra seja entregue definitivamente em setembro do próximo ano.
O projeto, que ocupa mais de 200 mil metros quadrados de construção em cinco prédios principais, será concluído em tempo recorde. As obras foram iniciadas em julho de 2012 e consumirão dois anos de trabalho. “O maior desafio foi justamente toda a mobilização para que atendêssemos o prazo. Trouxemos novas tecnologias, diferentes processos fabris e máquinas para entregar uma fábrica moderna e com a melhor qualidade para a Nissan”, disse Rodrigo Cará, diretor de Construção da WTorre.
Um exemplo do uso de novas tecnologias foi a perfuratriz para estacas de hélice contínua, equipamento importado e usado para a fundação de todo o terreno. “A máquina, uma hélice contínua, faz em dois minutos o que um operário leva seis horas para executar”, conta Cará. A obra emprega 3 mil funcionários em seu projeto e construção, com o apoio de 300 máquinas.
 
Sustentabilidade
Com previsão de entrega para setembro, a fábrica da Nissan foi projetada, desde o início, para ser uma das mais sustentáveis do setor automotivo.
O empreendimento terá métodos de produção integrados, utilização de equipamentos e tecnologias mais modernas, gerenciamento de resíduos e dejetos e um “cinturão” verde por toda a área do complexo, iniciativa para reduzir emissões e ruídos.
 
Ficha técnica
Área total do terreno – 3.050.000 m²
Área de construção: 220.000 m²
Volume de concreto – 32.522 m³
Estrutura metálica – 5.340 t
Pavimentação – 249.125 m²
Drenagem principal – 4.598 m²
 
Foto: Divulgação
MVL Comunicação

Site Login