Qual é a importância da subcobertura nos telhados residenciais durante o inverno?

17/07/2013 - Qual é a importância da subcobertura nos telhados residenciais durante o inverno?

isover_new.jpgCom a chegada do inverno é notável o desconforto térmico em edificações que não estão preparadas para suportar as baixas temperaturas, sobretudo nos estados do Sul e Sudeste. Falta de isolamento, portas e janelas sem a devida vedação, pisos e teto sem revestimento e falta de subcobertura entre o telhado e o forro são os principais motivos que podem tornar a casa fria neste período do ano. Mas qual é a solução para que a casa ou comércio retenha o calor no inverno e aumente o conforto dos seus moradores?
Segundo o arquiteto Fernando Neves, Coordenador Técnico Comercial da Isover, as subcoberturas são indicadas para minimizar as trocas térmicas entre o ambiente externo e interno, proporcionando conforto térmico com menor consumo de energia. Neves diz ainda que alguns destes produtos podem auxiliar-na impermeabilização do telhado e são de fácil instalação, com resultados imediatos para quem deseja uma casa mais aconchegante no inverno e com temperatura mais amena durante o verão.
“Não existem dados oficiais sobre a utilização de subcoberturas em residências, mas estima-se que em 2011, de 447 mil m² de cobertura residencial (casas) somente 5% receberam isolamento, prova de que a cultura de uso dos revestimentos ainda não é disseminada no Brasil”, explica Neves.
De acordo com o arquiteto, a grande vantagem da Subcobertura é que ela pode ser aplicada com a construção pronta, diferente das soluções em pisos e telhados, que requerem um trabalho ainda em projeto ou uma lenta reforma e adequação. Versátil, a subcobertura ajuda a reter a temperatura interna no inverno e evita o aquecimento dos ambientes no verão. Simples de aplicar, as subcoberturas ainda reduzem o consumo de energia com climatização, seja com o ar condicionado, cada vez mais usado, seja com o aquecedor, comum em regiões frias.
Por esse motivo, a Isover, líder mundial de isolamento térmico e acústico, desenvolveu para o mercado residencial o Alumisol Plus, uma manta em lã de vidro revestida na face superior com película metalizada, para refletir a luz solar e na face inferior com película na cor branca. A temperatura é mantida através do feltro de lã de vidro, que tem características de isolamento térmico e acústico.
O diferencial do Alumisol para os demais produtos existentes no mercado, é que ele utiliza 60% de material reciclável na sua composição, proporciona maior desempenho para isolação térmica e acústica e é extremamente seguro parao uso em coberturas residenciais.
“Produtos isolantes em lã de vidro garantem menor troca de calor entre o ambiente externo e interno, além de proporcionar conforto termoacústico aos usuários da edificação. Em ambientes climatizados artificialmente, o isolante tem o objetivo fundamental de economizar energia tanto para clima quente quanto para clima frio, e garante o conforto interno da construção.”, explica Neves.
A instalação da subcobertura pode ser feita sem mão de obra especializada, pois o produto é de fácil instalação. A subcobertura deve ser colocada por baixo das telhas que podem ser de concreto, cerâmica ou fibrocimento. Outro ponto importante desse complemento para o telhado é a vida útil das subcoberturas feitas em lã de vidro que é indeterminada.
 
Sobre a Isover Saint-Gobain - A Isover Saint-Gobain, fundada em 1937 na Europa, é líder mundial em materiais de isolamento térmico e está presente no Brasil desde 1951. Desenvolve soluções em isolamento para os segmentos da Construção Civil, Industrial e Automobilístico. Para a Construção Civil produz forros acústicos removíveis; subcoberturas residenciais; feltros para isolamento de coberturas metálicas; painéis absorvedores para instalação em paredes internas; e, a lã de vidro usada tanto nesses produtos quanto para isolamento do sistema drywall. Para a indústria, produz revestimentos termo acústicos para tubulações industriais de usinas e caldeiras; e, revestimentos e dutos para ar condicionado. Aliada da construção sustentável, a Isover contribui para educar o mercado, e oferece treinamento para a formação de mão de obra especializada e seus produtos utilizam 60% de material reciclado. A linha Isover atende a nova Norma de Desempenho para Edifícios Habitacionais (NBR 15.575) e segue os princípios mundiais das fábricas do Grupo Saint-Gobain, como: respeito ao meio ambiente, controle de efluentes, instalação de filtros na saída das chaminés, oxigenação dos fornos com a substituição do óleo combustível por gás, tratamento e reciclagem de água. A Isover também usa Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, o que garante a tripla certificação: ISO 9001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001.
 
Foto: Divulgação
Casa da Notícia Comunicação

Site Login