Sig Engenharia erguerá dois edifícios corporativos de alto padrão no Centro do RJ

15/07/2013 - Sig Engenharia erguerá dois edifícios corporativos de alto padrão no Centro do Rio de Janeiro
 
sig_engenharia.jpgQuase sem novos espaços para construções no Centro do Rio de Janeiro, a avenida Presidente Vargas e seus arredores vem dominando o cenário dos lançamentos de edifícios corporativos cariocas. A Sig Engenharia vai erguer mais dois empreendimentos na região. Localizados na Presidente Vargas, na altura da Regente Feijó, e na Avenida Passos, as duas construções serão do tipo triple A - nomenclatura para o mais alto padrão - com modernos conceitos de sustentabilidade. Com investimento de mais de R$ 150 milhões, os dois prédios terão 43 mil metros quadrados de área construída.
Os empreendimentos, que já estão em negociação para uma única empresa, terão duas torres de lajes corporativas com 16 andares cada uma. De acordo com o diretor da SIG Engenharia, Otávio Grimberg, a área está muito valorizada. "Trata-se de uma região nobre, próxima de importantes ligações da cidade com seus diversos bairros por meio de metrô, trem e ônibus, além de estar estrategicamente localizada entre os dois aeroportos da cidade e de vias expressas, como o Aterro".
Com poucos estacionamentos na região, o complexo garantirá aproximadamente 100 vagas em seus subsolos de garagem. "Os projetos de uma cidade moderna precisam pensar em mobilidade e também na agilidade em estacionar os carros para aqueles que usam automóveis", destaca Otavio.
 
Sustentabilidade - O prédio que será construído na  Avenida Presidente Vargas visa a certificação Leed Core & Shell Gold.  A Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) é uma certificação para edifícios sustentáveis, concebida e concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água etc.) atendidos por um edifício inteligente. É a certificação sustentável mais conhecida e aceita no Brasil. Nos edifícios de escritórios em que o proprietário ou um locatário isolado não detenha mais da metade da ocupação, a regra que deve ser aplicada é a Leed Core and Shell Development Projects (Leed-CS), que certifica apenas o núcleo e o envoltório. Os ocupantes podem, no entanto, obter classificações independentes para o interior de seus escritórios em acordo com a regra Leed Commercial Interior (Leed-CI). Somadas, as regras Leed-CS e Leed-CI equivalem à Leed New Construction.
Entre as medidas sustentáveis que serão implementadas, estão: elevadores com equipamentos que consomem menos energia e utilizam materiais ecológicos (são mais compactos, feitos em material leve, dispensam lubrificação com óleo e casa de máquinas); reuso com reaproveitamento da água em bacias sanitárias, mictórios e nas torres de resfriamento do ar condicionado; infraestrutura para a instalação de aparelhos de ar-condicionado com sistemas modernos que ajustam a temperatura nos ambientes de acordo com a necessidade de cada área; reuso dos materiais e descarte em locais adequados; e área projetada para reciclagem do lixo, entre outros.
Atualmente a Sig está tirando todas as licenças das obras. Após o início das construções, a meta é entregar o empreendimento em 22 meses.
 
Imagem: Divulgação
Monte Castelo Ideias

Site Login