Fernandes Arquitetos projeta Aeroporto Internacional para importante rota aérea na África

06/05/2013 - Fernandes Arquitetos Associados projeta Aeroporto Internacional para importante rota aérea na África
 
fernandes_arq.jpgLocalizada em importante rota aérea internacional, cidade de Nacala, em Moçambique, tem o projeto de seu aeroporto assinado pela Fernandes Arquitetos Associados. Construção de porte também será marco de desenvolvimento local
A Fernandes Arquitetos Associados (www.fernandes.arq.br), escritório paulistano fundado e dirigido pelo arquiteto Daniel Hopf Fernandes, é responsável pelo projeto de arquitetura para o aeroporto internacional de Nacala, cidade que fica em Moçambique, na África. O projeto se destaca por atender à demanda de uma importante rota aérea no continente africano e por também representar um marco de desenvolvimento local.
Uma série de fatores justifica a necessidade de um aeroporto internacional em Nacala. Além de estar situada em uma rota estratégica a cidade tem visto crescer suas atividades portuárias, que são a principal fonte de desenvolvimento local e contribuem para impulsionar a demanda aérea, até então atendida em um aeroporto localizado a duas horas de distância.
A edificação proposta pela Fernandes é basicamente térrea e abrange as instalações operacionais do aeroporto e aquelas direcionadas ao atendimento dos passageiros, como a área de check-in e as salas de embarque e desembarque, que ficam nas asas norte e sul.
Todo o fluxo de passageiros acontece sempre do centro para as pontas (as ‘asas’), tanto na entrada quanto na saída. A conexão entre as duas asas é feita pelo saguão central, composto ainda pelo mezanino. Ambos são abrigados por uma grande cobertura, que conecta os diferentes volumes.
No mezanino estão localizadas as áreas comerciais e os serviços de alimentação, administração e operação, além da principal área de espera e convívio do aeroporto. Com vista tanto para o lado “ar” quanto para o lado “terra”, é possível ter uma visão total das áreas internas e externas do aeroporto, funcionando como um mirante.
O projeto da Fernandes tem como objetivo o melhor aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, diminuindo o consumo de energia associada ao uso de iluminação artificial e sistemas de ventilação mecânica. Terá captações de águas e tratamento dos efluentes para a irrigação das áreas verdes.
Além do Terminal de Passageiros, o complexo aeroportuário será composto por um Terminal de Carga, a Torre de Controle, os edifícios de Manutenção e Equipamentos de Pista e o Edifício do Corpo de Bombeiros. Será um marco para a cidade e para o país, não só pelo valor estratégico, mas também pelo seu papel transformador e renovador, num país em desenvolvimento e onde praticamente não existem muitas edificações de porte sendo construídas.
Ficha Técnica
Título do Projeto: Aeroporto Internacional de Nacala/ International Airport of Nacala (de Fernandes Arquitetos Associados)
Autor: Daniel Hopf Fernandes
Arq. Coordenador: Willian Tadashi S. Miyagui
Equipe: Carolina Ferreira Condeço, Luis Henrique de Lima, Ricardo Noguer, Mariana Della Coleta, Paulo Eduardo Alves de Souza Junior e Julien Morilhat.
Ano do Projeto: 2011
Área Total: 26.880,62 m²
Localização: Nacala – Moçambique
Projeto Geral: Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projetos S. A.
Projeto de interiores: Escritório Paula Souza Arquitetura.
 
Perfil Fernandes Arquitetos Associados
O escritório da Fernandes Arquitetos Associados tem sede em São Paulo (SP) e neste ano está comemorando 15 anos de atuação no mercado. A empresa é responsável por um portfólio que soma mais de 160 projetos, de diversos segmentos, tais como: infraestrutura e transportes, saúde, industrial, residencial, institucional, esportes e urbanísticos, além de edifícios comerciais e de uso misto.
A Fernandes Arquitetos Associados tem como diferencial a elaboração de projetos que prezam pela excelência e integração ao meio. Ou seja, que atendam não apenas ao objetivo inicial do empreendimento projetado, mas que contribuam com o desenvolvimento da região em que está inserido.
Considerando a sustentabilidade (ambiental e financeira) e a segurança aspectos importantes em seus trabalhos, a Fernandes também idealiza projetos que se caracterizam pela multifuncionalidade. As arenas, por exemplo, são preparadas para receber diferentes tipos de eventos.
 
Foto: Divulgação
RAF Comunicação

Site Login