Tecnologia durante etapa de concretagem é destaque em obra da Invespark

18/04/2013 - Tecnologia durante etapa de concretagem é destaque em obra do Workspace Brigadeiro, da Invespark

invespark_sam.jpgObra utiliza gelo em concreto para evitar fissuras em concretagem de grande volume
O empreendimento Workspace Brigadeiro, último e mais moderno lançamento comercial da Invespark Empreendimentos Imobiliários, concluiu a contenção lateral e a escavação dos quatro subsolos, dando início então à execução das fundações. Tanto as fundações quanto a supraestrutura exigem um planejamento executivo detalhado da concretagem, controle rigoroso e alta tecnologia construtiva, dada a quantidade de concreto e cimento consumidos na obra. “A união de todas as concretagens define o conjunto estrutural, responsável pela estabilidade global do edifício. A partir de então é possível realizar todas as atividades de acabamento dando ao empreendimento as características percebidas pelo consumidor final”, explica o engenheiro civil Fábio Pereira Mejardo, um dos responsáveis pela obra do empreendimento.
Em uma das etapas da concretagem – a fundação – foi realizada a execução de uma sapata com dimensões de 12m x 17m x 2,5m, na qual foi aplicado um volume total de 510m³ de concreto. Segundo Fábio, esse material será responsável pela absorção da maior parte dos carregamentos do edifício. A grande quantidade de concreto aplicado na sapata ocasionará a liberação de grande quantidade de calor, decorrente das reações químicas de pega do concreto. Mesmo com o controle tecnológico de temperatura, será possível atingir até 70ºC. Para garantir o resfriamento, a equipe de engenharia realizará uma atividade técnica complexa, exigida em casos específicos de estruturas com grande volume.
“Desde o processo matemático, até o controle físico ‘in loco’, trabalhamos com diversas variáveis, sendo uma delas a própria temperatura ambiente no dia da concretagem”, continua Fábio. Ele explica que, caso o dia esteja muito quente, será necessária a inclusão de gelo na dosagem do caminhão antes de seu lançamento. Já um dia frio requer um cuidado ainda maior, pois se o resfriamento acontecer além do necessário, as reações químicas da pega não acontecem. “Tudo isso sem mencionarmos as impurezas e demais características que existem nos agregados constantes no traço”, destaca o engenheiro. O processo é importante para evitar trincas e fissuras decorrentes da diferença existente entre a temperatura do concreto e a temperatura ambiente.
Entre os maiores desafios da construção do Workspace Brigadeiro, está a realização da obra em um terreno de 1.400m², com quatro andares de subsolo. O prazo de execução também se configura um desafio real. O cronograma prevê um tempo aproximado de 13 meses para a realização da concretagem de todas as estruturas (fundação, blocos, baldrames, pilares, vigas e lajes). “Uma obra desse porte, no centro de Curitiba, também representa um desafio, pois existe a questão logística e de horários. No entanto, o gerenciamento pontual desses processos garante o sucesso do empreendimento”, finaliza Fábio.
 
Um pouco sobre o Workspace Brigadeiro
O Workspace Brigadeiro está em construção em um dos terrenos mais valorizados do centro da cidade e próximo ao bairro Batel, na esquina das ruas Brigadeiro Franco e Emiliano Perneta. O moderno projeto representa uma evolução dos edifícios comerciais que levam a assinatura da Invespark e oferecerá espaços corporativos ocupando até 720m² e conjuntos comerciais com metragem a partir de 35m² de área privativa. A torre única será erguida em um terreno de 1.440m² e contará com 159 conjuntos, sendo 33 corporativos, 118 conjuntos tipo, oito executivos, além de seis unidades de lojas, localizadas no térreo.
O entorno do empreendimento é elemento de destaque – em um raio de 400 metros estão localizados os shoppings Curitiba e Crystal, além de outras inúmeras facilidades, como instituições financeiras, hotéis e restaurantes. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Dória Lopes Fiuza e a arquitetura de interiores é assinada pelo renomado arquiteto Jayme Bernardo.
 
Um pouco sobre a Invespark
A Invespark Empreendimentos Imobiliários atua no ramo da construção civil, com incorporação e venda de imóveis. À frente da empresa está o diretor superintendente Claudio Roth e também o diretor de incorporações Eduardo Quiza. Em uma década de atuação a Invespark soma mais de 250 mil metros quadrados – expressos em lançamentos, empreendimentos entregues e canteiros de obras - apostando sempre em terrenos especiais e absolutamente estratégicos. Sua consolidação no mercado curitibano se deu através da idealização de apartamentos compactos, edifício comerciais, Strip Malls e imóveis de luxo. A Invespark é uma incorporadora pura que objetiva o desenvolvimento de produtos imobiliários inteligentes, posicionando-os em nichos mercadológicos que demandam pesquisa e planejamento elaborado. Desta forma, a empresa antecipa as demandas do mercado, lançando produtos únicos e adequados ao perfil de cada região específica da cidade. Desde sua criação, compromete-se com produtos inéditos, sempre aprovados pelo mercado consumidor. Novidades sobre a Invespark podem ser acessadas no Twitter - @invespark – e também no Facebook – www.facebook.com/invespark
 
Foto: Divulgação
MCOMM Comunicação Dirigida

Site Login