Engenheiro de última obra de Niemeyer em Brasília comenta execução de obra do arquiteto

12/12/2012 - Engenheiro de última grande obra de Niemeyer em Brasília comenta execução de obra do arquiteto
 
mendes_junior2_mg_9664.jpgA Mendes Júnior é uma das empresas de engenharia que mais executou projetos do arquiteto Oscar Niemeyer. Sua última grande obra em Brasília, a Torre de TV Digital, foi entregue em 2012. Como é marca dos projetos de Niemeyer, por trás da beleza arquitetônica estão grandes desafios de engenharia.
O engenheiro da Mendes Junior, Bruno Ribeiro Zauli, coordenou os trabalhos da torre.
“Os projetos de Niemeyer são ousados e com isso, complexos em sua execução. São trabalhos que exigem tecnologia, cuidado, e excelência em engenharia”, comenta. “Sempre estivemos preparados para enfrentar os desafios que nos foram apresentados, além, claro, de ser uma honra atuar em um projeto do grande arquiteto”.
 
A Mendes Júnior e Niemeyer
A Mendes Júnior conhece bem os desafios apresentados pelo arquiteto. O mais recente deles é a Catedral Cristo Rei, uma edificação imponente, com mais de 100 metros de altura, projetada por Oscar Niemeyer em 2006. Recentemente, a Mendes Júnior assinou contrato com Arquidiocese de Belo Horizonte para a realização dos estudos de engenharia do projeto. A construção, que deve começar em 2013, ficará pronta em pouco mais de 2 anos. O projeto está orçado em R$ 100 milhões.
O primeiro projeto de Niemeyer executado pela Mendes Júnior foi o “Sambódromo”, no Rio de Janeiro (RJ). A construção, iniciada em outubro de 1983, ficou pronta para o carnaval de 84.
Três anos depois, em 1987, a Mendes Júnior iniciou a construção do Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), obra que envolveu mais de mil trabalhadores. Os edifícios, de concreto e vidro são dotados de estruturas ousadas, como o prédio da biblioteca, com seu interior totalmente livre. Isso foi possível por que os apoios estão situados fora do prédio, unidos por uma viga de 90 metros de extensão. O memorial ficou pronto em 1989.
Em 2007, a Mendes Júnior começou a construir a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede do governo mineiro. Um dos edifícios, o Palácio do Governo, foi a estrutura que mais exigiu tecnologia para sua execução. O prédio, de 147, 50 m x 26,60 m, possui apenas quatro pontos de apoio. É considerado o maior vão livre de concreto suspenso do mundo de uma edificação com estas dimensões.
Com a sede do governo de Minas ainda em construção, a Mendes Júnior iniciou, em 2009, a construção da Torre de TV Digital de Brasília, no Distrito Federal. A “Flor do Cerrado”, como ficou conhecida, é uma estrutura vista de diversas partes da capital brasileira. No pico da obra, em junho de 2010, cerca de 780 trabalhadores atuaram na construção.
O projeto foi erguido em concreto armado, com 120 metros de altura. No seu topo está instalada uma torre metálica de 50 metros que receberá as antenas de transmissão das emissoras de TV. Outra característica da estrutura são os dois braços que saem do “caule”, sustentando as cúpulas – uma para cada lado - aos 60 e aos 80 metros de altura. Revestidas com vidros laminados, para mais conforto térmico e luminotécnico, elas abrigarão sala de exposições e um café. No topo da torre, o mirante proporciona aos visitantes a apreciação da bela paisagem do Planalto Central.
Ainda com a Torre de TV de Brasília em construção, em 2011 foi dada a Ordem de Serviço para a Mendes Junior começar a construir o campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR).
A construção do campus da UNILA foi desdobrada em duas etapas. A primeira etapa compreende a construção do prédio de aulas, do restaurante, do edifício central, e da central e galeria técnica, totalizando uma área construída de cerca de 80 mil m2. Na segunda etapa serão construídos os laboratórios, teatro e o centro de recepção.
O prédio de aulas terá três pavimentos, com dimensões de 40 m de largura e 300 m de comprimento, com balanços de 7,5 m na largura e vãos contínuos de 25 m no comprimento. Sua área total construída será de 33.558,26 m2.
O restaurante é uma edificação cilíndrica com 70 m de diâmetro e dois pavimentos. O primeiro pavimento terá vãos de 13 m e 40 m, com balanços de 5 m na parte frontal e 7 m na parte de trás. A área construída será de 9.352,22 m2.
O edifício central será uma edificação de 23 andares, com altura de 111,35 m. O prédio é composto em três corpos na forma de H. Sua área total construída será de 27.926,02 m2.
 
A Mendes Júnior
Há 59 anos no mercado, a Mendes Júnior atua nos mais diversos segmentos da construção pesada no Brasil e no exterior. Essa larga experiência a coloca em posição de destaque como fornecedora de classe mundial, em função de desenvolver projetos de alta complexidade, reconhecidos internacionalmente.
Orientada para a gestão de resultados, a Mendes Júnior possui três linhas de atuação:Óleo e Gás: desenvolve soluções de engenharia em projetos integrados para construção e expansão de refinarias, terminais e unidades de processo petroquímicos, gasodutos e oleodutos. Nos últimos anos, tem sido o segmento responsável por parte expressiva da receita operacional da empresa.Negócios industriais: executa projetos de construção e montagem industrial nos segmentos de siderurgia, mineração, termelétricas e complexos industriais inteligentes. Também atua na prestação de serviços de construção e manutenção para plataformas de extração e processamento de petróleo, indústrias siderúrgicas e unidades industriais de óleo e gás.Infraestrutura: projetos de construção de estradas, vias expressas, pontes, viadutos, terminais intermodais, ferrovias, aeroportos, hidrelétricas, túneis, portos, metrôs e saneamento (captação, tratamento, distribuição de água e tratamento de efluentes sanitários ou industriais). Sistema de GestãoA qualidade e o respeito são requisitos fundamentais para que a Mendes Júnior contribua para o êxito dos seus clientes. São princípios que fazem parte do sistema de gestão integrada que contempla Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social. Esse sistema tornou-se, em 2004, o primeiro a ser reconhecido e certificado no segmento de construção pesada na América Latina, tendo como base as normas ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente), OHSAS 18001 (segurança e saúde ocupacional) e SA 8000 (responsabilidade social). Em 2007 e 2010, a empresa foi recertificada, destacando-se novamente como pioneira na aplicação e manutenção de todos os requisitos que fazem parte de sua Gestão Integrada.  

Comunicação da Mendes Junior

Site Login