Freudenberg traz tecnologia de absorção acústica para construção civil do Brasil

07/03/2012 - Freudenberg traz tecnologia de absorção acústica para construção civil do Brasil


soundtexSoundTex, desenvolvido pela Freudenberg Não Tecidos, reúne três requisitos importantes para as construções: desempenho, baixa espessura e aparência
 
A divisão de produtos técnicos da Freudenberg Não Tecidos traz para o Brasil uma novidade para o setor de construção civil. É o SoundTex, um não tecido desenvolvido pela empresa para absorção acústica e que tem sido aplicado, com sucesso, em obras de diversas partes do mundo. “A chegada do SoundTex no País é um dos principais lançamentos de 2012”, conta Luiz Pinheiro, gerente de divisão da empresa, líder mundial na produção de não tecidos.
Segundo o técnico de vendas do setor, Allan Alves, o SoundTex chega ao mercado com a vantagem de reunir três importantes requisitos em apenas um produto: desempenho, baixa espessura e aparência. Ele explica que SoundTex foi desenvolvido pela Freudenberg para atender as mais rígidas exigências de desempenho desse mercado e pode ser aplicado diretamente nos painéis perfurados de madeira, metal ou placas de gesso. Ele informa que o produto destaca-se por possuir uma excelente homogeneidade e uniformidade com uma baixa espessura e, por isso, proporciona o amortecimento necessário à transmissão do som. “As ondas de som são forçadas através da estrutura do produto, gerando, assim, um calor por atrito, o qual produz uma perda de energia cinética, reduzindo a sua magnetude”, explica.
Em comparação com outros produtos, Alves ressalta que o SoundTex se destaca na sua performance e tem qualidade assegurada pelas mais importantes normas para esse mercado, como DIN,BS, ASTM e GBJ, por exemplo. “A Freudenberg é reconhecida em todo o mundo pela alta capacidade de inovação e, neste sentido, o SoundTex já atraiu a atenção de empresas no Brasil, que começaram a realizar seus primeiros testes”, informa.
Alves explica que o produto, por ter uma espessura ultrafina, de apenas 0,2 mm, é de fácil manuseio e instalação e contribui para reduzir custos de transporte e armazenamento. Outra característica é que o SoundTex® pode ser fornecido em forma de folha ou em larguras desejadas pelos clientes, eliminando, em muitos casos, a necessidade de corte manual do produto para encaixá-lo na obra. Somado a estas vantagens, Alves cita ainda o fato de o SoundTex ser permeável ao ar e, assim, não tem interferência sobre o processo de ventilação. “Isso permite aos arquitetos e designers maior flexibilidade no posicionamento de entradas de ar e ventiladores”, destaca.
 
SoundTex no Brasil e no mundo
O SoundTex já é amplamente utilizado no mundo, sendo aplicado sobretudo em construções em que a acústica é considerada uma questão fundamental, como prédios comerciais, salões de aeroportos, hotéis, estações de metrô, centro de convenções, restaurantes etc. E, no Brasil, em razão das obras projetadas para assegurar o sucesso de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Freudenberg Não Tecidos tem perspectiva de que o produto seja utilizado em importantes construções.
No mundo, construções importantes já adotam o SoundTex®. Entre elas, Alves cita vários aeroportos:
- Int. Airport Frankfurt Terminal 2 (Alemanha);
- Airport Hamburg-Fuhlsbüttel (Alemanha);
- F.J. Strauß Airport Munich Terminal 2 (Alemanha);
- Aerospace (Alemanha);
- Linate International Airport Milano (Itália);
- International Airport Bologna (Itália);
- International Airport Madrid (Espanha);
- Barcelona Airport (Espanha);
- Kevlavik Airport (Islândia);
- Arlanda International Airport Stockholm (Suécia);
- International Airport Copenhagen (Dinamarca);
- Sofia Airport (Bulgária);
- Riga Airport (Letônia);
- Tulsa International Airport (EUA);
- John F. Kennedy Airport New York (EUA);
- International Airport Philadelphia (EUA);
- Logan Int. Airport Boston (EUA);
- Int. Airport Toronto, Canada (EUA);
- Pudong Airport (China).
 
Sobre a Freudenberg Não Tecidos
A Freudenberg Não Tecidos atua no desenvolvimento e fabricação de entretelas, material para calçados, material higiênico para uso em fraldas e absorventes femininos, e também em material para filtração. Os principais setores de atuação da empresa são as indústrias de confecção, calçadista, fraldas descartáveis, absorventes femininos e panos de limpeza pessoal, além do mercado de filtração de gases e líquidos.
A empresa atua no Brasil desde 1985. Sua unidade fabril de Jacareí (SP) e os escritórios comerciais de São Paulo (SP) e Novo Hamburgo (RS) contam com cerca de 300 funcionários e atendem mais de 3 mil clientes ativos.
 
Sobre o Grupo Freudenberg
O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração dentre outros. Emprega mais de 34 mil pessoas em 59 países, com um faturamento anual acima de € 5,4 bilhões.
No Brasil, está presente com sete empresas: Chem-Trend, EagleBurgmann, Freudenberg Não Tecidos, Freudenberg-NOK, Klüber Lubrication, SurTec e Vibracoustic.

Site Login